João Pessoa
Feed de Notícias

Estudantes fazem releitura de obras da arte moderna brasileira

terça-feira, 24 de setembro de 2013 - 19:18 - Fotos:  Sergio Cavalcanti/Secom-PB

O conteúdo “Arte moderna no Brasil”, da disciplina de Artes, específico da 1ª série do Ensino Médio, está sendo estudado de forma diferente na Escola Estadual Escritor José Lins do Rego, localizada no bairro do Cristo, em João Pessoa. Por meio de releituras das principais obras de artistas modernistas, os alunos da 1ª série da escola exercitaram a arte por meio de técnicas de pintura como o pontilhismo e do mosaico, apresentando seus trabalhos numa exposição realizada nos corredores da escola nesta terça-feira (24).

“O conteúdo de arte moderna no Brasil é extenso e como temos turmas com cerca de 50 alunos em cada sala de aula, procuramos mudar um pouco a forma como trabalharíamos este conteúdo. Então após a apresentação de slides das obras e dos artistas, senti o interesse deles e daí surgiu a ideia da pesquisa da vida e da obra dos principais artistas, onde propusemos a realização das releituras das obras utilizando paineis, o que foi um desafio pra eles”, contou a professora da disciplina de Artes, Vânia de Fátima Lima Carneiro Lemos Moreira.

A aluna da 1ª série Dâmaris Barreto, de 15 anos, falou da importância de participar do projeto: “Trabalhamos em grupo; então, além de conhecer mais sobre arte, o projeto também envolveu os alunos fazendo com que eles interagissem entre si, mudando a rotina e descobrindo novos talentos”.

O projeto despertou o interesse de alunos e professores da escola, que contemplaram as obras expostas. “Ficamos muito felizes com o resultado gratificante que alcançamos, vendo todos apreciando o trabalho dos alunos”, destacou a professora Vânia Lemos.

O aluno da 1ª série, Flávio Tenório, de 14 anos, escolheu a obra “A carroça”, de Anita Malfatti, para representar. “Escolhemos esta obra porque tem uma paisagem interessante, cheia de cores e rica em detalhes que procuramos mostrar também na nossa releitura”, explicou o aluno.

A diretora da escola, Luciana Veloso, destacou a importância do trabalho integrado desenvolvido pela direção, coordenação pedagógica e professores. “Desenvolvemos a pedagogia de projetos junto à coordenação pedagógica que sistematiza o trabalho então, no caso da disciplina de artes, o projeto desenvolvido pela professora Vânia mostra que a disciplina de Artes é importante e pode ser prazerosa, mudando definitivamente o olhar dos alunos em relação à disciplina”, analisou a gestora.

As obras retratadas pelos alunos por meio de releituras foram as seguintes: “Vendedor de Frutas”, “O Pescador”, “Antropofagia” e “Os Operários”, de Tarsila do Amaral; “O Lavrador de Café”, de Cândido Portinari; “Refúgio Amoroso”, de Paulo Bopp; “O Farol”, “A Carroça” e “Tropical”, de Anita Malfatti; e “A Sereia”, de Alfredo Volppi.