João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Juarez Johnson da Funesc participa do Setembro Inclusivo com programação especial

terça-feira, 15 de setembro de 2015 - 12:11 - Fotos:  Secom-PB

A Escola Especial de Música Juarez Johnson (EEMJJ), da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza, de 21 a 24 deste mês, uma série de atividades para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. A programação começa na segunda-feira (21), com a exposição “Música e Vida”, a partir das 10h, no mezanino 1, rampa 2 do Espaço Cultural.

Na terça-feira (22), haverá uma oficina de artes plásticas. Na quinta-feira (24), o aniversário da escola será comemorado com a participação dos alunos da EEMJJ e do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima). As apresentações terão início às 14h30, no auditório da escola. “Tendo em comum a inclusão social e a promoção da cidadania, comemoraremos o aniversário da escola em uma tarde de apresentações e troca de experiências”, diz Leonnardo Limongi, coordenador da unidade cultural.

Escola Especial de Música Juarez Johnson – A escola atende a crianças e adolescentes, com idade a partir de um ano, com ocorrências como síndrome de Down, síndrome de Asperger, síndrome de Willian, mutismo, nanismo, autismo, deficiência visual, hidrocefalia, paralisia cerebral.

A EEMJJ é referência no atendimento a pessoa com deficiência pela abordagem que adota. Cada aluno assiste a duas aulas por semana com atendimento individual. Este método permite que o professor conheça as dificuldades e aptidões do aluno e, assim, possa desenvolver um trabalho que aproveite da melhor forma possível as suas potencialidades, aguçando os estímulos através de analogias com cores e números, e alcançando um resultado promissor em menor espaço de tempo.

O corpo docente é formado por cinco músicos que ensinam piano, violino e violoncelo. A equipe conta também com o suporte de profissionais especializados em psicologia, terapia ocupacional, enfermagem e fonoaudiologia.

Setembro Inclusivo – A programação da EEMJJ está inserida no Setembro Inclusivo, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), entre outros órgãos. As atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência se estendem até o dia 30 deste mês. O objetivo é fortalecer a cidadania das pessoas com deficiência na Paraíba. A programação completa pode ser conferida no link http://issuu.com/funadpb/docs/setembro_inclusivo_-_funad