João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Estadual Rita de Miranda comemora o Dia do Folclore

segunda-feira, 22 de agosto de 2016 - 17:47 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

A Escola Estadual Rita de Miranda comemorou com seus alunos, nesta segunda-feira (22), o Dia do Folclore, cuja data foi oficializada pelo Congresso Nacional Brasileiro em 1965. Os 450 alunos da escola participaram de diversas atividades culturais em comemoração ao folclore brasileiro.

“Decidimos fazer a vivência do folclore com nossos alunos realizando uma mostra cultural, destacando diversas atividades que estão sendo desenvolvidas hoje dentro das salas de aula da escola: na primeira os alunos encontram uma casa de brinquedos, onde eles têm contato com brinquedos antigos que nunca viram antes; na segunda sala destacamos as comidas típicas da nossa região; em outra estão expostas nossas ervas medicinais; e na última os alunos encontram personagens vivos do nosso folclore”, explicou a coordenadora do programa Primeiros Saberes da Infância da escola, e uma das responsáveis pela mostra, Maria do Desterro Viana.
A aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Isabele Annemberg, de 11 anos, contou como se sentiu ao chegar à escola e encontrar as salas decoradas em comemoração ao folclore brasileiro. “Gostei muito desse dia diferente na escola. Conheci brinquedos que nunca ouvi falar e provamos várias comidas típicas da nossa região”, contou a aluna.

Cauã Victor da Silva, também do 5º ano, falou da importância da realização de eventos na escola. “Eu achei tudo incrível! Todo mundo muito animado, as salas muito bonitas e aprendi muita coisa hoje. Foi um dia maravilhoso! ”, falou o aluno.

Colégio da PM – Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar foram convidados para visitar a mostra cultural da Escola Estadual Rita de Miranda. Trinta e seis alunos visitaram as salas e participaram da comemoração do Dia do Folclore. “Os alunos estão eufóricos, visitando as salas e conhecendo mais sobre o folclore brasileiro”, disse Maria do Desterro Viana.

Socorro Freitas, diretora da escola, destacou: “Tudo que é cultura é importante. Temos que mostrar a eles as manifestações culturais, que passam de geração para geração e são importantes nos dias de hoje, onde as crianças ficam muito voltadas às tecnologias e esquecem das brincadeiras de verdade”, opinou a gestora.