Fale Conosco

12 de novembro de 2015

Escola estadual representa a Paraíba em Encontro Nacional de Educação Viária



O projeto “Circulando o trânsito pela escola” vai representar o Estado na edição 2015 do Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital, promovido pela Fundación Mapfre, que acontece  nos dias 3 e 4 de dezembro, em São Paulo. O projeto foi desenvolvido pelo professor de Ciências Paulo de Tarso, juntamente com sete professores e 40 alunos do 8º ano da Escola Estadual Governador Antônio Mariz, do Conjunto Funcionários III, em João Pessoa.

“O nosso projeto envolveu toda a comunidade da escola e sua redondeza, buscando incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos”, declarou o professor Paulo de Tarso. “Conseguimos trazer benefícios para a escola através da recuperação das calçadas e a implantação da sinalização vertical e horizontal garantindo, dessa maneira, a segurança dos motoristas e pedestres”, completou o professor.

Durante os quatro meses de execução do projeto, os alunos participaram de uma operação da Lei Seca juntamente com os agentes do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran), onde foram distribuídos folhetos com sachê de chá de camomila para os motoristas se acalmarem. Também foram realizadas pesquisas sobre os acidentes de trânsito ocorridos na comunidade do entorno da escola. Os alunos produziram jornal escolar, peças, cartazes e, em casa, observaram como os pais agiam ao volante, aplicando-lhes uma multa simbólica caso cometessem alguma infração.

O Programa Educação Viária é Vital foi desenvolvido para os professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente.

O Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital marca a última etapa de realização do programa e objetiva incentivar a reflexão sobre a relevância e importância do desenvolvimento de ações educacionais dentro da temática do programa; apresentar os projetos de destaque dos municípios/estados participantes, dando visibilidade às ações realizadas pelas escolas; fomentar a troca de ações e metodologias desenvolvidas pelas escolas participantes e realizar a premiação dos projetos de destaque em âmbito nacional. Na edição anterior, a Paraíba foi representada pelo projeto “Robótica educacional- educação para o trânsito”, também do professor Paulo de Tarso.