João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Estadual realiza projeto ‘Se movendo pelo bairro’ em Jaguaribe

sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 12:59 - Fotos:  Diego Nóbrega/Secom-PB

Cerca de 200 alunos, professores e funcionários de unidades da rede estadual em João Pessoa realizaram, nessa quinta-feira (15), uma caminhada e passeio ciclístico como parte do projeto “Se movendo pelo bairro”, da Escola Estadual e Profissionalizante Maria do Carmo de Miranda. Eles percorreram as ruas do bairro de Jaguaribe em prol da paz no trânsito. Também participaram da caminhada as escolas estaduais José do Patrocínio, Pedro Augusto Caminha (Eepac), Dom Adauto e Isabel Maria das Neves.

O projeto teve a realização da escola e do Programa “Se Sabe de Repente” e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), do Departamento Estadual de Transito (Detran-PB) e do Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran). Além da caminhada, ocorreram apresentações culturais alusivas à Semana do Estudante, como a do projeto ‘Se Sabe de Repente’, apresentação da banda de música da Polícia Militar e o show de cachorros do canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

“Compreendemos que as escolas têm como missão ensinar as crianças e adolescentes a fazerem escolhas em um ambiente que ofereça pluralidade de oportunidades de aprendizagem. Assim, o projeto abrirá um caminho que possibilita o exercício de habilidades e competências fundamentais para a formação integral dos alunos, para que se tornem cidadãos comprometidos com uma convivência cada vez mais harmoniosa e pacífica no seu bairro e no trânsito”, destacou Maria Airan César, diretora da escola Maria do Carmo de Miranda.

Por meio da caminhada e do passeio ciclístico, os alunos vivenciaram a experimentação do olhar do cotidiano do bairro ao entorno da escola. “Vamos explorar o bairro, as ruas por onde sempre passamos, com um novo olhar, que nos permitirá exercitar a cidadania e o conceito de coletividade, bem como incentivar a prática da atividade física, contribuindo para a mudança de hábitos e promovendo uma boa convivência entre os grupos sociais”, contou a diretora.

Outro objetivo do projeto foi promover o entrosamento entre os alunos, cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença, além de promover a sensibilização da comunidade sobre a prática de boas condutas e a gentileza, tendo em vista a qualidade de vida do ponto de vista ambiental e de paz no trânsito.

Conscientização – Para os alunos da Escola Maria do Carmo de Miranda, a caminhada é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a paz no trânsito. “A escola tem que estar inserida na sociedade e hoje a sociedade precisa dar mais atenção ao trânsito, que está matando muita gente. Então, a escola também tem que tomar a iniciativa para haver educação no trânsito. Dependemos não só da gente, mas dos outros para ter consciência de ter boa educação no trânsito”, afirmou a estudante Jeyce Alves, da 2ª série do Ensino Médio.

Já a estudante Layonara Ribeiro, da 1ª série do Ensino Médio, afirmou que vai à escola diariamente de bicicleta. “Muitas pessoas não respeitam a faixa de pedestres nem as bicicletas. A bicicleta também é um meio de transporte e para mim é essencial porque venho para a escola todos os dias com ela. Quando eu venho pra escola, não tenho medo, mas na hora de voltar pra casa, o trânsito está mais movimentado e os carros não respeitam quem está de bicicleta. Eles trancam muito a gente e eu fico com medo de cair, bater ou quebrar algum osso”, disse.

O aluno Anderson Medeiros, do 6º ano do Ensino Fundamental, lembrou que os motoristas que infringem a Lei Seca podem causar muitos acidentes. “Esse movimento que estamos fazendo é muito importante porque algumas pessoas dirigem bêbadas no trânsito, atrapalham os pedestres e outras pessoas, podendo causar acidentes. Eles têm de ficar mais conscientes disso que eles estão fazendo”, afirmou. Já Rafael Leal Barreto, da 3º ano do Ensino Fundamental, gostou de fazer a caminhada. “Achei legal participar da caminhada junto com meus amigos”, contou.

Atividades – A diretora da unidade escolar explicou que, durante a semana, também ocorreram outras atividades culturais. “Tivemos ações durante a semana, como apresentações teatrais, participação da Escola José do Patrocínio com o projeto ‘Se Sabe de Repente’, bandas de músicas, danças de rua e a culminância foi hoje com a caminhada”, disse.

Percurso – Os alunos saíram da Rua João Luiz Ribeiro de Moraes, passaram pelas Av. Monsenhor Almeida, parte da Rua Alberto de Brito, Av. Senador João Lira, parte da Rua Rodrigues de Aquino, retornaram pela Av. Monsenhor Almeida e chegaram na Rua Luiz Ribeiro de Moraes, todas em Jaguaribe.