João Pessoa
Feed de Notícias

Escola estadual que ganhou vários prêmios completa 95 anos com programação cultural

segunda-feira, 21 de setembro de 2015 - 16:41 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Começou nesta segunda-feira (21) a Semana Cultural Vladimir Carvalho (Semacult), que faz parte das comemorações de 95 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves, em João Pessoa. Até a próxima sexta-feira (25), uma série de atividades vai ser realizada, entre elas: palestras, exibição de filmes, saraus poéticos, gincana e até excursão.

A abertura do evento contou com a participação de pais, alunos e funcionários da escola. Foram expostos alguns dos projetos desenvolvidos na unidade de ensino, como a tenda “Nas asas da leitura” e o “Café da manhã saudável”. O professor de educação física, Carlos Victor, é o idealizador do projeto que agrega saúde e esporte. “Minha intenção foi unir educação física e nutrição, de forma a estimular os alunos a pensar melhor sobre o que estão consumindo, não só na escola, mas durante toda a vida”, explicou.

O projeto de alimentação saudável é um dos concorrentes deste ano do prêmio “Mestres da Educação”, do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Educação (SEE). “Em 2013, inscrevemos três professores e dois venceram o prêmio. No ano passado, os cinco que se inscreveram ganharam. Neste ano, vamos inscrever dez projetos”, revelou a diretora da escola, Valdelite Brasilino.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Isabel Maria das Neves também se destaca no prêmio “Escola de Valor’, outra iniciativa do Governo do Estado, como forma de reconhecimento aos profissionais da educação. A unidade foi vencedora em 2013 e 2014. “É muito gratificante ver que o trabalho que estamos desenvolvendo para o bem dos nossos alunos está sendo reconhecido e já é visto como referência para outras escolas”, declarou a diretora.

Moeda Neves – Uma das iniciativas mais criativas da escola é a chamada “Moeda Neves”, uma forma de estímulo entre os alunos, por meio de pontuação. A diretora Valdelite Brasilino explica que, ao longo do ano, os estudantes vão somando pontos de acordo com o comportamento, participação em sala de aula e outros requisitos. No fim do ano, os melhores colocados ganham prêmios, como bicicleta, celular, aparelhos de som e outros brindes.

O trabalho, colocado em prática na escola, se reflete entre os alunos. Natália Ferreira, de 14 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, sente orgulho de estudar na Isabel Maria das Neves. “É muito bom estudar aqui. Eu acho legal ter esses projetos, porque ajuda a interagir com as pessoas, ajuda no nosso desenvolvimento como cidadãos”, disse.

Programação da Semacult – Nesta terça-feira (22), os alunos participarão de uma excursão a cidade de Recife, onde visitarão o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Paço do Forró e o Recife Antigo. Também participarão de sessões de cinema e de um torneio de futsal feminino. Na quarta-feira (23), terão cinema e futsal masculino. Na quinta (24), será realizado um concurso de poesia, teatro, jogral e música. Na sexta-feira (25) acontecerá uma gincana.