João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Estadual Olivina Olívia realiza projeto de Educação Ambiental

sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 17:46 - Fotos:  Sérgio Cavalcanti

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Olivina Olívia, em João Pessoa, participaram, nesta sexta-feira (14), do projeto Educação Ambiental: Preservando o Meio Ambiente. O projeto foi idealizado pelo professor de Geografia José Nóbrega Diniz e está sendo desenvolvido por 280 alunos das sete turmas de 2ª série da escola, trabalhando o tema Resíduo Sólido.

De acordo com o professor José Nóbrega, o objetivo do projeto é “conscientizar alunos, professores e funcionários sobre a importância da mudança de hábitos, proporcionando a melhoria das condições ambientais que envolvem, primeiramente, os ambientes ocupados pela comunidade escolar”, explicou. O projeto é aplicado de forma transversal envolvendo as disciplinas de Geografia, Física, Química e Biologia. Além de confecção de cartazes e maquetes, os estudantes apresentaram encenação teatral e o resultado de reciclagem de materiais.

Durante a Semana do Meio Ambiente em 2012, foram trabalhados os seguintes temas: Mata Atlântica, Mangue, Poluição das Praias, Poluição dos Rios e Sustentabilidade. O tema Poluição das Praias foi contemplado com o prêmio Mestre de Valor.

As apresentações dos trabalhos integraram o Projeto Educação Ambiental – Ensino Médio desenvolvido pelos professores Vanielle Cândido Barbosa (Biologia), Maria da Conceição Nóbrega Figueiredo (Física), José Nóbrega Diniz (Geografia) e Bruno Coura (Química), que ensinam na instituição, além de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os professores desenvolveram o projeto com estudantes de cinco turmas de 3º série do Ensino Médio do turno da tarde os seguintes temas: Mata Atlântica, Mangue, Poluição das praias, Poluição dos rios e Sustentabilidade, que são trabalhados em Biologia e Geografia dentro do conteúdo curricular “Homem e sua intervenção no meio ambiente” e as disciplinas de Química e Física abordando o conteúdo de “Termoquímica” e “Termodinâmica”, respectivamente, além de “Energias limpas”.