João Pessoa
Feed de Notícias

Escola estadual muda rotina em sala de aula com uso pedagógico da música

quarta-feira, 14 de outubro de 2015 - 17:51 - Fotos: 

Um evento realizado nesta quarta-feira (14), na Escola Estadual Professora Maria do Carmo de Miranda, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, apresentou uma mostra dos projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade, ao longo do ano. Estudantes e professores se reuniram para mostrar que, por meio da música, vêm mudando a rotina em sala de aula. A escola possui, atualmente, cerca de 380 alunos.

De acordo com a diretora da escola, Rosélia Maria do Egito Seixas, o projeto “Ler e Escrever: instrumentos de cidadania” tem o objetivo de intensificar o ensino da leitura entre os alunos. “Percebíamos que muitos tinham dificuldade para interpretar textos, ler com mais coerência e organizar as ideias relacionadas ao português. Dessa forma, implementamos o método da musicalidade dentro da sala de aula, para trabalhar palavras e expressões, além da interpretação”, explicou.

A coordenadora de projetos pedagógicos da escola, Maria Zilma Andrezza, lembrou que, no ano passado, o foco do trabalho em sala foi a literatura. Este ano está sendo a música. “Depois que começamos a desenvolver esses projetos, observamos que o rendimento dos alunos mudou muito e pra melhor”, destaca. Ela lembra que uma turma do 3º ano tinha algumas dificuldades de leitura, que hoje já não existem mais.

O aluno Kaio Vitor da Silva Cunha, 17 anos, diz que “é muito bom sair da rotina e aprender com música, porque serve de estímulo não só pra os alunos daqui como os de outras escolas”. Assim também pensa o estudante Paulo Thiago da Silva Paulino Ribeiro, também com 17 anos. “É bom ter uma atividade extra para ajudar no aprendizado, além do que esse projeto permite que muitos alunos percam a inibição para se apresentar em público”, contou.

Para a representante da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Geane Moraes, que esteve no evento, essa é uma forma de alunos e professores exporem ideias interessantes que ajudam na construção do saber. O evento terminou no fim da tarde, com uma visita à exposição dos trabalhos.