Fale Conosco

3 de outubro de 2012

Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda realiza projeto “Cuidando da saúde e do Meio Ambiente”



A escola estadual Maria do Carmo de Miranda, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, realizou nesta quarta-feira (03) a culminância do projeto “Cuidando da saúde e do Meio Ambiente”. Os 479 alunos da escola participaram do evento por meio de exposições temáticas relacionadas à saúde e ao meio ambiente, realização de oficinas de conscientização ambiental, preparação de uma mesa com degustação de alimentação saudável. Também foram debatidos temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), problemas ambientais, materiais recicláveis, além de dramatizações sobre saúde pública, apresentações de dança, paródias e exibição de vídeos.

A aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, Rebeca dos Santos Silva, falou sobre a importância do evento. “Participei com a minha turma de uma apresentação sobre o meio ambiente e aprendi que não devemos jogar lixo no mar nem poluir a nossa cidade”, contou. Segundo diretora da escola, Maria Airan Cézar, o projeto objetiva refletir sobre a realidade da saúde no Brasil e estimular bons hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética da nossa espécie e do nosso planeta.

Desde o mês de março os temas são trabalhados dentro do projeto por meio de reflexões de textos, dinâmicas de grupo, exibição de vídeos e filmes, realização de palestras e debates, enquetes, dramatizações, oficinas, pesquisas e doações a instituições carentes. No primeiro semestre foram trabalhados temas relacionados à saúde e no segundo semestre o meio ambiente foi o tema trabalhado.

“Acreditamos que a educação transforma, então como temos que formar cidadãos de forma consciente, buscamos com este projeto ensinar o que é ter uma alimentação saudável, o que é cuidar do meio ambiente, começando pela conscientização por meio do que é utilizado na nossa merenda escolar e também em relação ao lixo da escola”, destacou a diretora Maria Airan Cézar.