João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Frei Caneca, em Bayeux, recebe Força Tarefa da Educação

terça-feira, 17 de maio de 2011 - 11:16 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

A força tarefa criada pela Secretaria de Estado da Educação realizou visita às escolas do município de Bayeux. A situação mais crítica encontrada foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, no Bairro São Lorenço, que estava alagada pelas chuvas que assolaram a região. As aulas foram suspensas durante toda a semana passada, quando a equipe da força tarefa realizou serviços de limpeza, manutenção e consertos em vários setores da escola. As aulas recomeçaram nesta segunda-feira (16) e os cinco dias de aula perdidos pelos alunos serão repostos, de acordo com o diretor adjunto Francisco de Assis.

“Quando recebemos a visita da força tarefa a nossa escola estava completamente alagada, cheia de lama e sem ter condição de funcionar, aí a força tarefa veio, tomou providências na parte de infraestrutura da escola, fez boa parte do retelhamento, consertou as descargas dos banheiros e realizou uma limpeza na lateral da escola”, contou Francisco de Assis.

Outros serviços como a pintura da escola, a conclusão do retelhamento e a reestruturação do pátio interno também serão realizados. “As demandas da força tarefa são prioridade para a Secretaria, então assim que recebemos o relatório encaminhamos um engenheiro ao local para realizar o levantamento da planilha orçamentária para podermos iniciar as obras”, explicou Fred Pitanga, responsável pela Subgerência de Serviços de Acompanhamento e Manutenção de Obras (Cotese).

Cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano estudam na Escola Estadual Frei Caneca, no período da manhã e da tarde. À noite, duas turmas do programa Brasil Alfabetizado, da Educação de Jovens e Adultos, também estudam na escola, que possui móveis novos, livros didáticos e merenda escolar. A escola existe há 25 anos e há quatro não passava por uma reforma em sua estrutura física.

A força tarefa da Educação é composta por duas equipes que têm como missão visitar e vistoriar todas as 1.036 escolas da rede estadual de ensino do Estado, identificando necessidades pedagógicas e estruturais. Cerca de 200 escolas já foram visitadas em todo o Estado desde a instituição da equipe, em março deste ano. Os problemas emergenciais, como pequenos reparos, são resolvidos com urgência. Outras necessidades como grandes reformas são relatadas à Secretaria para que sejam resolvidas.

A força tarefa da Educação também está acompanhando a equipe da Secretaria no projeto Caminhos da Gestão Participativa, que esta semana estará em Campina Grande, dentro da programação do Orçamento Democrático Estadual.