Fale Conosco

27 de julho de 2016

Escola Estadual Fenelon Câmara desenvolve projeto Educação que Transborda



A Escola Estadual Fenelon Câmara, localizada no bairro Castelo Branco III, em João Pessoa, que conta com aproximadamente 150 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, está desenvolvendo o Projeto Educação que Transborda, proposta coletiva de aprendizagem multidisciplinar no processo de construção de uma educação de qualidade social.

O projeto tem como objetivo promover e intensificar ações práticas e coletivas de aprendizagem multidisciplinar para a melhoria dos índices de proficiência do ensino e aprendizagem, projetando uma educação integral e de qualidade social, voltada aos estudantes e comunidade escolar.

Nesta perspectiva o projeto, que vem sendo desenvolvido desde março deste ano, desenvolve ações didáticas pedagógicas abordando o fortalecimento do componente de Matemática e de Língua Portuguesa, com foco na produção textual dos estudantes do 1º ao 5º ano, resgatando o prazer pela leitura.

O projeto vem ultrapassando os muros escolares, proporcionando aos estudantes atividades multidisciplinares, como: palestras, construção de informativos, aulas de campo, eventos educativos, passeios socioculturais, jogos dinâmicos e tecnológicos, enfatizando a aquisição de habilidades cognitivas. Também vem sendo desenvolvida uma caminhada educativa, que envolve várias parcerias com entidades como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); o Espaço Cultural José Lins do Rêgo; a Energisa; a Polícia Ambiental; o Unipê; a Estação Cabo Branco Ciências, Cultura e Artes e o Jornal Correio da Paraíba.

Estas ações despertaram nos professores o desenvolvimento de oficinas com diferentes gêneros textuais, acentuando o gosto pela leitura realizada no cotidiano da sala de aula. A produção compreende textos de saúde, esporte, lazer, educação, atualidades, valores éticos, entre outros.