João Pessoa
Feed de Notícias

Escola estadual desenvolve projeto de valorização da água

sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 18:26 - Fotos: 

A Escola Estadual Antônio Gomes Barbosa, localizada no Distrito de Boa Vista, no município de São José de Piranhas, ligada à 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), está desenvolvendo o projeto “Água, Fonte de Vida”, que tem como objetivo mostrar a importância da água como bem natural e a necessidade da sua preservação. O projeto visa conscientizar os alunos e a comunidade para que, dessa forma, haja compreensão e utilização da água de forma adequada.

O projeto vem sendo trabalhado em sala de aula, por meio de explicações, atividades, exibições de vídeo, produção de cartazes, maquetes e palestras. “Tivemos uma excelente palestra ministrada pelo engenheiro Marcos Brasil, da empresa Queiroz Galvão, que juntamente com a assistente social Neila Fernandes, enriqueceram o nosso projeto facilitando a aprendizagem dos alunos”, contou Elívia de Sousa, diretora da escola.

No dia 23 de setembro foi realizada uma visita à Cagepa, em São José de Piranhas, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo que ocorre na estação de tratamento de água. “Lá mostramos a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos. Também mostramos a real situação do açude que abastece a cidade”, explicou a gestora.

Dando sequência ao projeto, foi realizado um estudo de campo no eixo da transposição do Rio São Francisco (Cuncas II), que fica próximo à escola e que irá beneficiar toda a comunidade. A empresa responsável liberou a participação de 20 alunos e 6 funcionários. “Iniciamos a visita no canteiro de obras, em seguida conhecemos uma das maiores barragens já existente na América Latina, sua estrutura e todo o percurso onde irá passar a água vinda do velho Chico. Finalizamos o estudo com uma breve visita ao túnel”, ressaltou Elívia de Sousa.

O projeto ainda está sendo desenvolvido em sala de aula. Nos próximos meses acontecerá a finalização do projeto, que contará com a participação de toda a comunidade escolar.