Fale Conosco

25 de setembro de 2013

Escola estadual de Juazeirinho faz simulação das provas do Enem



As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avaliam o conhecimento dos estudantes e são critério de admissão em diversas instituições de ensino superior no País, estão chegando. E para preparar os alunos para esta etapa tão importante do seu currículo escolar, a Escola Estadual Marechal Almeida Barreto, em Juazeirinho, no Cariri paraibano, realizará nesta sexta-feira (27) uma simulação do próprio Exame, denominada 1º SIMAB.

De acordo com a gestora da escola, professora Aliete Farias, o objetivo da simulação é preparar os alunos que farão as provas do Enem nos próximos dias 26 e 27 de outubro, adotando critérios semelhantes ao do Exame, de forma que os inscritos possam compreender como funciona a dinâmica de aplicação das provas e do conteúdo (extensão das questões, prováveis temas de redação, tempo de duração, etc.).

O simulado vai seguir todas as regras da avaliação para contribuir também com o lado psicológico do estudante, que muitas vezes nunca teve contato com esse tipo de avaliação. Com essa iniciativa esperamos motivar os alunos para que eles façam a prova mais tranquilos”, explicou a gestora.

Para tornar a iniciativa o mais similar possível, a escola abriu um edital que deveria ser lido pelos alunos, com prazo de inscrição estipulado e todas as determinações legais para a realização das provas, constando as etapas executadas e critérios de avaliação. Assim como ocorre no Enem, os estudantes não poderão utilizar equipamentos eletrônicos ou outro tipo de material para consulta. Eles também terão que preencher o cartão-resposta com caneta esferográfica azul ou preta e permanecer na sala por, no mínimo, 1 hora.

O professor de sociologia Renato Cristiano Lima Barreto, um dos idealizadores do simulado e presidente da comissão organizadora, destaca a necessidade deste momento para a preparação do aluno. “Este ano a escola colherá bons frutos em relação à aprovação dos alunos para o ensino superior, e a nossa expectativa é tornar o simulado uma tradição na escola”, afirmou.

O SIMAB será aplicado na própria escola no turno da tarde, entre as 13h30 e 17h30, tendo duração total de 4 horas. A avaliação será composta de uma prova objetiva contendo 90 questões e uma redação. A divulgação dos resultados será feita no dia 23 de outubro.

Portal PBVest – Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, disponibiliza um curso preparatório pré-vestibular, o PBVest. Este ano, foram oferecidas seis mil vagas em toda a Paraíba. As aulas do curso são transmitidas on line com a presença de monitores nas salas para esclarecer dúvidas sobre os conteúdos apresentados e organizarem a parte técnica da transmissão.

No site do PBVest (http://www.pbvest.pb.gov.br/), estão disponibilizadas 352 aulas gravadas do programa de 2012 e as deste ano são inseridas à medida em que são apresentadas aos alunos. O curso é oferecido em 37 polos localizados em 32 cidades da Paraíba.