João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Estadual de Alagoinha promove gincana cultural sobre sustentabilidade

sexta-feira, 6 de setembro de 2013 - 14:20 - Fotos: 

Usar os recursos naturais para suprir as necessidades do ser humano sem comprometer a natureza e o futuro das próximas gerações. Esse foi o objetivo da primeira gincana cultural e educacional “Sustentabilidade por um mundo melhor”, realizada nessa quinta-feira (5), na Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos, no município de Alagoinha.

O projeto começou a ser idealizado ainda no mês de março quando as turmas do 8º e 9º anos decidiram arrecadar fundos para a formatura do final do ano, por meio das vendas de latinhas de alumínio e garrafas plásticas. A mobilização escolar comoveu toda a cidade e os moradores, juntamente com familiares, começaram a auxiliar no processo de coleta para o projeto “Formatura Sustentável”.

Não imaginávamos que a iniciativa dos alunos fosse contaminar toda a cidade que, só na primeira arrecadação, gerou um montante de 2 mil garrafas recolhidas para reutilização e reciclagem. Hoje a gincana acabou envolvendo todas as turmas da escola, amigos e comunidade que puderam, por meio de brincadeiras, aprender mais sobre a importância da preservação do meio ambiente e como viver em harmonia com a natureza”, destacou a professora de Geografia e uma das incentivadoras dos projetos, Paula Gomes.

De acordo com o diretor e professor da escola, Luiz Antônio Moreira, a escola já vinha adotando uma política ambiental durante a realização das aulas. “Fiquei muito feliz com a realização deste evento que fez a escola, junto com professores, alunos e comunidade crescerem. Além da sustentabilidade, nosso objetivo foi levar o respeito mútuo, combater o analfabetismo e a violência. Assim, todo mundo saiu ganhando e nos motivou para novos projetos como este”, disse.

As dezenas de provas realizadas na gincana, entre os alunos dos turnos do período da manhã e tarde, beneficiaram a reciclagem e reutilização desde os materiais perecíveis como alimentação e, não perecíveis, como pneus e plástico. Entre as provas disputadas pelos alunos teve a apresentação de literatura de cordel, paródia sobre meio ambiente, produção de textos argumentativos onde os alunos escreviam sobre conhecimento do meio ambiente e apresentação de músicas e peças temáticas.

Além disso, os alunos implantaram ações sustentáveis na escola com a recuperação de uma área verde refazendo um jardim sustentável e a criação de um bicicletário com pneus.

 “Foram inúmeras provas de caráter sustentável, inclusive até gastronômica, onde os alunos criaram pratos deliciosos com reaproveitamento de alimentos que poderiam parar no lixo, como cascas de melancia, maracujá e banana, que se transformaram em doces, farinhas e refogados. Apesar de tudo, a prova principal ainda foi a arrecadação de latinhas e garrafas para a festa de formatura que acabou limpando toda a cidade”, acrescentou a professora Paula Priscila, agradecendo o empenho de todos moradores de Alagoinha.

A Escola Estadual Agenor Clemente dos Santos, mantem atualmente um corpo docente de 38 professores e um corpo discente de 765 alunos. Os ganhadores foram premiados com troféus.