João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Estadual Celestin Malzac realiza projeto de conscientização ambiental

terça-feira, 8 de novembro de 2011 - 22:20 - Fotos: 

Uma programação diferente mudou a rotina dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Celestin Malzac, com a realização do projeto Criador e Criatura, abordando o tema “É tempo de equilibrar”. Durante toda esta terça-feira (8), os 980 alunos do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola, que funciona no Valentina Figueiredo, prepararam atividades que tiveram como foco a preservação do meio ambiente.

“Com este projeto queremos conscientizar as pessoas de que vivemos num planeta que tem um Criador e que necessita de nosso cuidado, pois somos seus herdeiros”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Rimeris Gaudino. A conscientização sobre as questões ambientais também foram trabalhadas dentro da escola, onde os alunos aprenderam a preservar o ambiente escolar. “Explicamos pra eles que não devem sujar a escola, pichar, jogar papel no chão”, contou a diretora Maria José Cavalcante.

Foram apresentados trabalhos sobre temas como o aquecimento global, a reciclagem e os impactos ambientais. Também foi realizada uma programação cultural na quadra de esportes da escola, que contou com apresentações de teatro e dança, além de um desfile em que os alunos criaram modelos utilizando materiais que seriam descartados, como tecidos de sombrinhas, jornais, sacos de lixo e papel.

Para o aluno Michael Felipe Cavalcanti, o projeto foi muito importante, pois desenvolveu nele a consciência de que a preservação é necessária, tanto no meio ambiente quanto dentro da escola. A turma da aluna do 3º ano do Ensino Médio, Indhyannara Rodrigues, abordou a questão dos impactos ambientais. “Esses temas são importantes porque conscientizam o alunado sobre as questões ambientais”, disse.

Esta é a segunda vez que o projeto acontece na escola. “O que mais me admira nesse projeto é o empenho dos alunos, que estão aqui desde cedo, incansáveis, preparando as apresentações e também muito conscientes de que devem preservar o meio ambiente. Isso é muito gratificante”, destacou a diretora da escola, Maria José Cavalcante.