João Pessoa
Feed de Notícias

Escola de Santa Rita representa PB em Seminário Nacional

quarta-feira, 16 de maio de 2012 - 17:41 - Fotos:  Sergio Cavalcanti/Secom-PB

Foto: Sergio Cavalcanti/Secom-PB

A Escola Estadual de Ensino Fundamental João Úrsulo, de Santa Rita, foi escolhida pelo Ministério da Educação para representar a Paraíba no Seminário Nacional de Educação Integral, que acontecerá de 29 a 31 de maio, em Brasília, como experiência inovadora de educação integral. Foram avaliados aspectos como a alfabetização, a qualidade de vida, a alimentação e o currículo escolar.

“A escola João Úrsulo foi escolhida para representar a Paraíba porque o MEC detectou, durante visita à escola, que a oficina de letramento, que faz parte do Programa Mais Educação, tem ajudado crianças com necessidade de aprendizagem que antes perdiam o ano e hoje já conseguem avançar além do seu currículo integrado, com o planejamento participativo dos professores e monitores”, destacou a gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, Aparecida Uchôa.

Outro ponto que foi analisado pelo MEC durante visita à escola foi a preocupação da instituição com a alimentação dos alunos. De acordo com diretora da escola, Maria Bernadete de Sousa, dez alunos da zona rural que saem muito cedo de casa e moram longe da escola recebem café da manhã e jantar, além do almoço que faz parte do Programa Mais Educação. “Prestamos essa assistência a esses alunos porque sabemos que se não fosse assim eles não conseguiriam estudar”, contou a diretora.

A Escola João Úrsulo possui 295 alunos no Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde, e na Educação de Jovens e Adultos no turno da noite. Atualmente, acontecem na escola seis oficinas do Programa Mais Educação. São elas: teatro, dança, elaboração do jornal escolar, letramento e judô.

“Nós procuramos fazer um bom trabalho, pois atendemos crianças carentes, muitas da zona rural, que precisam de apoio e incentivo e o nosso sucesso está no esforço de todos, principalmente dos professores e monitores do Mais Educação”, explicou Maria Bernadete de Souza.

O Seminário Nacional de Educação Integral acontece desde 2008 com o objetivo de aprofundar e fortalecer a política pública de educação integral. Desde 2010 experiências exitosas de todo o país são apresentadas como exemplo no seminário.

Mais Educação – Trata-se de um programa do Governo Federal para promoção da educação integral. Com a ampliação da jornada escolar, além do período onde acontecem as aulas, o aluno continua mais um turno na escola, onde participa de oficinas nas áreas de esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, inclusão digital, educomunicação, entre outras. Cada escola pode escolher até seis oficinas dentro de quatro áreas do conhecimento. Na Paraíba existem 477 escolas integrantes do programa Mais Educação.