João Pessoa
Feed de Notícias

Escola de Dança do Teatro Santa Roza encerra ano com festival

terça-feira, 11 de dezembro de 2012 - 16:24 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

Princesas, rainhas, animais falantes, personagens dos contos de fadas, estão entre os temas da edição deste ano do Festival da Escola de Dança do Teatro Santa Roza. O evento está dividido em duas mostras, onde as alunas menores apresentarão o espetáculo “Era uma vez…”. As dançarinas adolescentes e adultas farão performances com a temática “Brasil de todas as músicas”, com trilha sonora que exalta os artistas da MPB. As apresentações serão realizadas no próximo final de semana, dias 14, 15 e 16, a partir das 18h, no palco do teatro. Os ingressos custam R$ 5 (preço único).

O festival marca o encerramento das atividades do ano letivo na unidade cultural vinculada à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento segue uma tradição cujo início remonta aos anos 60, quando foi criada no Teatro Santa Roza uma escola de balé que se mantém até hoje. Durante três dias, os alunos matriculados na Escola de Dança apresentam um espetáculo com diversas coreografias, cujos quadros são coreografados e dirigidos pelos professores de suas respectivas turmas.

A cada ano, o festival determina um tema para suas apresentações, entre sociais, da atualidade, histórias clássicas e didáticas. Em 2012, os contos de fadas e os mestres da MPB ocuparão o palco em duas apresentações diárias. A primeira turma, das alunas pequenas, entra em cena às 18h com as coreografias da mostra “Era uma vez…”. As dançarinas maiores se apresentam às 20h, com “Brasil de todas as músicas”.

Mais de 100 jovens bailarinos, a maioria crianças (a partir dos 4 anos de idade), sobem ao palco do Santa Roza para apresentar o encanto e a magia do balé clássico, e contemporâneo, além de outras variantes como a dança do ventre, que atualmente tem uma grande procura.

Homenagem – Em 2012, o Festival homenageia Élide Guedes (conhecida como Lita), falecida em 14 de maio deste ano. Uma das servidoras mais antigas do Theatro Santa Roza, sempre participou de várias produções de teatro desde os anos 70. Além de funcionária pública do Estado, Lita também incursionou pelo palco como atriz em alguns espetáculos. Destaque para sua participação em “A Bombinha Atômica” (anos 80), com direção de Lindaura Pedrosa. Lita também foi contrarregra em várias produções, principalmente em espetáculos de Fernando Teixeira, que em várias ocasiões lhe concedeu presença em palco em cena aberta.

Festival se abre para a sociedade – Realizado pela direção do Theatro Santa Roza através da Fundação Espaço Cultural, o festival deste ano, assim como aconteceu no ano passado, ganha novidades em nível da organização, maior participação do público e de alunos, além de se abrir como um espetáculo voltado para toda a sociedade, e não apenas para os pais de alunos. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na secretaria da Escola de Dança.

Escola de Tradição – A Escola de Dança do Theatro Santa Roza ainda é considerada a mais antiga do Estado no ensino e na formação da dança clássica. Pela escola, que atualmente conta com oito professores e cerca de 150 alunos, já passaram diversos nomes que hoje são grandes expoentes da dança na Paraíba – alguns, inclusive, atuando profissionalmente em outros Estados e no exterior.

Com cerca de 50 anos em atividade, a Escola se mantém em pleno funcionamento com a marca e a tradição de um trabalho que têm ocasionado a procura de muitos jovens aspirantes da dança. O balé clássico ainda é o carro-chefe das atividades desse aprendizado, mas a Escola tem se voltado para disciplinas diversas com o passar do tempo, oferecendo jazz, dança contemporânea, balé moderno, dança de capoeira e dança do ventre.

As aulas acontecem durante todo o ano, com as turmas iniciando após o carnaval e seguindo com as atividades até o início de dezembro. Os alunos trabalham dois dias por semana em vários horários, geralmente de segunda à quinta-feira. São aceitos alunos a partir dos quatro anos de idade, iniciando-se a fase de baby-class, passando pela iniciação ao balé clássico, intermediários, avançados e turmas com experiência.

 

Serviço:

Festival da Escola de Dança do Theatro Santa Roza

Data: 14 a 16 de dezembro

Hora: Às 18h, mostra “Era uma vez”, com turmas de baby class, e às 20h, mostra “Brasil de todas as músicas”, com alunas adolescentes e adultas

Local: Theatro Santa Roza

Ingressos: R$ 5 (preço único)