João Pessoa
Feed de Notícias

Escola de Conselhos inicia formação para conselheiros tutelares e de direito

terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 15:28 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Escola de Conselhos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, iniciou nesta terça-feira (26) a formação para conselheiros tutelares e de direito. As aulas estão ocorrendo na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

A meta é capacitar em toda a Paraíba 1.477 conselheiros até o final do próximo ano, em 30 turmas que funcionarão nos polos João Pessoa, Alagoa Grande e Sousa.Neste primeiro curso, com duração de 68 horas/aula, participam os conselheiros dos municípios de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Sapé, João Pessoa, Pitimbu, Santa Rita, Pedras de Fogo e Lucena.

A gerente de proteção social especial da Sedh, Mayara Martins, falou sobre a importância da formação: “Com essa capacitação conseguimos atingir diretamente os conselheiros que estão na base do atendimento à criança e ao adolescente. Desta forma, estamos fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos em toda a Paraíba”, destacou.

Mayara Martins lembrou que os professores foram selecionados por um Processo Seletivo Simplificado, e que existe um Comitê Gestor que acompanha a Escola de Conselhos. Na primeira etapa foram capacitados cerca de 800 conselheiros.

Fortalecimento – Para o presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba (Acontepab), Lenon Jane, que participou da abertura, a formação além falar sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente, esclarece sobre a função do conselheiro.

A formação é uma conquista da categoria porque muitos conselheiros esquecem do seu papel e terminam fazendo de tudo um pouco, inclusive, transformam até a casa deles em sede do conselho”, frisou.

Também participaram da abertura do evento o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PB), Davi Coelho, a coordenadora da formação, Patrícia Martins, e a supervisora do curso, Nilza Maria Ramalho.

Sou de Pitimbu e a gente precisa muito se aprofundar mais nas leis, ter mais conhecimento. Com certeza sairemos mais fortalecidos deste curso”, disse a conselheira tutelar de Pitimbu, Valquíria Nascimento.