Fale Conosco

13 de setembro de 2013

Escola de Campina Grande é destaque no Prêmio Gestão Escolar 2013



A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013, ano base 2012. Além do prêmio de R$ 6 mil para a escola, a gestora ganhará uma viagem para os Estados Unidos, onde participará de um intercâmbio com diretores dos demais estados brasileiros e de outros países.

O Prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e visa estimular a melhoria da gestão das escolas públicas de todo o Brasil, em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros.

Para a gestora Maria do Socorro Cordão, o fator decisivo para a conquista do título pela escola foi o trabalho em equipe e o foco no desenvolvimento pedagógico. “É fundamental que o trabalho de gestão escolar seja focado na atividade participativa e sintonia da equipe, envolvendo professores, alunos, funcionários e comunidade. A gestão participativa é a melhor maneira de se buscar a qualidade da educação”, destacou a gestora.

No ingresso de participação ao PGE, o gestor e os profissionais da educação, juntamente com a comunidade escolar, participaram de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade de ensino, originando um dossiê, constituído em quatro dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança, e de infraestrutura, serviços e recursos.

O plano pedagógico trabalhado na Escola Professor Itan Pereira contempla a temática da sustentabilidade. “O objetivo geral dessa temática é estimular nos alunos e comunidade escolar o interesse em desenvolver práticas sociais que permitam a todos construir um espaço de convivência saudável, incentivando métodos interdisciplinares e construtivos sobre o meio ambiente e a sua preservação”, explicou a diretora Maria do Socorro Cordão.

A unidade escolar possui 1.060 alunos matriculados nas modalidades de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e ainda possui o Programa Mais Educação. No ano passado, a escola também recebeu o Prêmio Escola de Valor, contemplando todos os funcionários da instituição com uma quantia equivalente ao 14º salário.

Segundo a coordenadora do PGE na PB, Ana Costa, participar de uma iniciativa como o Prêmio Gestão Escolar é uma forma da escola contribuir para transformar a realidade dos alunos e da educação. “Juntos podemos fazer a diferença em prol do respeito pela Escola Pública Brasileira”, destacou.

Nesta edição (2013), o Prêmio Gestão Escolar teve como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita- patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.