João Pessoa
Feed de Notícias

Escola de Administração Tributária vence Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos

terça-feira, 18 de novembro de 2014 - 11:50 - Fotos: 

A Escola de Administração Tributária (Esat), órgão da Secretaria de Estado da Receita, venceu a etapa estadual do prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional da Paraíba, (ABRH-PB). A Esat, que concorreu também com outras empresas privadas no prêmio ‘Ser Humano’ na modalidade de gestão de pessoas-organização, foi a única organização do setor público ganhadora da Paraíba.

O prêmio da ABRH-PB será entregue no dia 25 de novembro, às 19h30, em João Pessoa. Ao ganhar a premiação estadual, a Esat também está habilitada para concorrer ao prêmio nacional na categoria.

O projeto premiado da Esat foi com o case intitulado “Quando o Santo de Casa, com criatividade e inovação, obra milagre”. A Esat desenvolveu um Sistema Gerenciador de Capacitação (Sigecap) para ser um suporte gerencial, administrativo, operacional e educacional às demandas da Escola, que serve de capacitação para os auditores fiscais do Estado. O sistema permite realizar, via online, desde o planejamento até a finalização da execução de um curso.

Para a gestora executiva da Escola de Administração Tributária, Elaine Carvalho César, o êxito no Prêmio ‘Ser Humano’, na categoria Gestão de Pessoas, é um mérito coletivo. “Ele vai desde a equipe de colaboradores da Esat, dos servidores que participam das nossas atividades e contribuem com o seu feedback para melhoria dos nossos processos e também dos gestores da SER, que apoiam e incentivam o nosso trabalho”, afirmou.

“Neste momento de reconhecimento, em meio as práticas de gestão bem sucedidas de empresas privadas, nos destacamos com uma solução ‘caseira’, porém bastante exitosa, daí porque o nosso projeto foi denominado de ‘Quando Santo de Casa, com Criatividade e Inovação, obra milagres’, relatando todo o processo de construção do Sistema Gerenciador de Capacitação (Sigecap) e sua importância no processo de planejamento, execução e finalização das atividades não só de treinamentos, mas de desenvolvimento, visto que possibilita a todos os atores envolvidos um acompanhamento sistêmico desse processo”, completou.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o prêmio conferido à Esat é um dos reflexos dos investimentos em formação continuada e da autonomia concedida à Escola. “Além de intensificarmos a qualificação dos auditores fiscais para novas demandas da carreira desses profissionais, a diretoria da Escola vem tendo autonomia na gestão dos cursos e dos conteúdos e também em seu orçamento. Acredito que o prêmio é fruto dessa autonomia e investimentos”, declarou.

Esat – A Escola de Administração Tributária foi criada por meio da Lei 8.427 em 2007. A estrutura organizacional é dotada de autonomia administrativa e financeira e vinculada ao Gabinete do Secretário de Estado da Receita. Os objetivos permanentes da escola são o ensino, a pesquisa, a extensão, a análise, a catalogação e a divulgação da Legislação Tributária e demais informações de interesse da arrecadação, fiscalização e tributação.

A Esat, que possui área de 1.200 metros quadrados de área construída, fica localizada no Distrito Industrial, na BR-101 Sul. Ela é composta de dois blocos, quatro salas de aulas climatizadas, laboratório de informática, auditório com capacidade de 180 lugares e um restaurante. Atualmente, conta com uma equipe de 15 colaboradores.