João Pessoa
Feed de Notícias

Escola da rede estadual recebe visita do embaixador da Finlândia

quarta-feira, 3 de junho de 2015 - 09:06 - Fotos: 

O embaixador da Finlândia Markku Virri visitou, na tarde dessa terça-feira (2) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mestre Sivuca, em João Pessoa. Ele foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e da equipe da Finlândia, composta pelo cônsul da Finlândia no Recife, Gilberto Flávio de Azevedo e da reitora da Universidade de Ciências Aplicadas Seija Mahlamaki-Kultanen.

A equipe finlandesa visitou as dependências da escola, localizada no bairro de Mangabeira VII. O diretor da instituição de ensino, Claudemir Rodrigues, explicou a funcionalidade da escola e a comitiva teve contato com os alunos e professores. Após a visita, foi realizada a apresentação da orquestra do Programa de Inclusão Através das Músicas e das Artes (Prima) do Governo do Estado.

O embaixador da Finlândia Markku Virri destacou a importância da parceria entre a Finlândia e a Paraíba. “Essa parceria é muito importante porque achamos que o Brasil e principalmente a Paraíba têm muito potencial para tornar essa cooperação um sucesso”, destacou o embaixador.

A reitora da Universidade de Ciências Aplicadas Seija Mahlamaki-Kultanen ressaltou como funcionará a parceria. “Temos atualmente professores brasileiros estudando na Finlândia num programa chamado ‘Professores para o Futuro’, onde o método de ensino finlandês é repassado para os professores, para que eles possam difundi-lo aqui”, disse a reitora, explicando como o método finlandês funciona: “Na Finlândia o ensino é focado no aluno e não apenas no professor. Lá fazemos com que o aluno desenvolva qualidades, porque ele é tão importante quanto o professor, eles trabalham juntos para que aprender se torne um processo mais divertido”, destacou a reitora.

Parceria – Na manhã da terça-feira (2) foi assinado um memorando de entendimento, firmando parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Universidade de Ciências Aplicadas da Finlândia. A parceria consiste na divulgação das experiências e características das escolas da rede estadual naquele país, bem como estágios para estudantes de universidades finlandesas, por três meses na Paraíba, objetivando a aplicação de conhecimento e projetos de empreendedorismo e de ensino de Ciências e Matemática nas escolas estaduais, a partir do próximo ano.