Fale Conosco

23 de novembro de 2013

Escola da rede estadual realiza projeto sobre uso racional da água



projeto água 3 270x202 - Escola da rede estadual realiza projeto sobre uso racional da águaEstudantes da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, de Princesa Isabel, realizaram uma visita guiada ao Açude Jatobá II, para verificar a situação da água do manancial que abastece a cidade. A visita fez parte do projeto “Água: o primeiro alimento da vida”. O objetivo do projeto foi sensibilizar todo o corpo estudantil sobre o uso racional da água e ampliar as boas práticas ambientais no município.

Os técnicos da Cagepa local, que acompanharam os alunos na visita ao açude, explicaram qual o papel da instituição no gerenciamento dos recursos hídricos, as medidas de uso racional da água e o que fazer para colaborar com a preservação e qualidade da água do reservatório. Na apresentação do projeto foi discutida a situação do reservatório, que além do nível bem abaixo do normal encontra-se projeto água 1 270x202 - Escola da rede estadual realiza projeto sobre uso racional da águapoluído.

O projeto também desenvolveu atividades em sala de aula, leitura e análise de textos, visitas a estação de tratamento de esgoto de Princesa e visita ao manancial. A ideia foi trabalhar de forma interdisciplinar. Através do manuseio de equipamentos ligados à ciência, contato com leitura de livros, além de gerar uma discussão sobre os dados coletados.

20131023 141429 270x202 - Escola da rede estadual realiza projeto sobre uso racional da água“Temos um corpo d’água precisando de socorro”, conta a professora Leoneide, uma das idealizadoras do projeto. “Uma angústia cantada há 64 anos pelo rei do baião. Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão… Hoje, o homem, maior transformador e beneficiado dos recursos naturais, queixa-se não só dos fenômenos naturais, como a seca, mas também da poluição, produzida por ele mesmo”, destacou a educadora.