João Pessoa
Feed de Notícias

Escola da rede estadual realiza projeto sobre uso racional da água

sábado, 23 de novembro de 2013 - 16:06 - Fotos: 

Estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho, de Princesa Isabel, realizaram uma visita guiada ao Açude Jatobá II, para verificar a situação da água do manancial que abastece a cidade. A visita fez parte do projeto “Água: o primeiro alimento da vida”. O objetivo do projeto foi sensibilizar todo o corpo estudantil sobre o uso racional da água e ampliar as boas práticas ambientais no município.

Os técnicos da Cagepa local, que acompanharam os alunos na visita ao açude, explicaram qual o papel da instituição no gerenciamento dos recursos hídricos, as medidas de uso racional da água e o que fazer para colaborar com a preservação e qualidade da água do reservatório. Na apresentação do projeto foi discutida a situação do reservatório, que além do nível bem abaixo do normal encontra-se poluído.

O projeto também desenvolveu atividades em sala de aula, leitura e análise de textos, visitas a estação de tratamento de esgoto de Princesa e visita ao manancial. A ideia foi trabalhar de forma interdisciplinar. Através do manuseio de equipamentos ligados à ciência, contato com leitura de livros, além de gerar uma discussão sobre os dados coletados.

“Temos um corpo d’água precisando de socorro”, conta a professora Leoneide, uma das idealizadoras do projeto. “Uma angústia cantada há 64 anos pelo rei do baião. Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão… Hoje, o homem, maior transformador e beneficiado dos recursos naturais, queixa-se não só dos fenômenos naturais, como a seca, mas também da poluição, produzida por ele mesmo”, destacou a educadora.