Fale Conosco

16 de abril de 2014

Escola da rede estadual desenvolve projeto de incentivo à leitura



Escola estadual Daura Santiago Rangel 5 270x202 - Escola da rede estadual desenvolve projeto de incentivo à leituraA escola estadual Daura Santiago Rangel, em João Pessoa, realizou um chá literário com o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos da 3ª série do ensino médio. A ação faz parte do projeto “A poesia de Fernando Pessoa: o despertar da leitura para produção de textos multimodais”, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa da escola, Clécia de Vasconcelos. “Com esse projeto, queremos despertar o gosto pelos textos literários nesses alunos, que hoje em dia se preocupam mais com a internet e deixam os livros de lado”, contou a gestora da escola, Rita Varela.

A professora Clécia de Vasconcelos, responsável pelo projeto, destacou a importância de abordar a temática junto aos alunos. “Estudar Fernando Pessoa faz parte do currículo deles, então criei uma estratégia para que esse estudo fizesse sentido para os alunos e assim elaboramos o chá literário”, explicou a professora.

Escola estadual Daura Santiago Rangel 1 270x202 - Escola da rede estadual desenvolve projeto de incentivo à leituraNo projeto, os alunos realizaram pesquisas e estudos em sala de aula sobre a obra do poeta Fernando Pessoa. Durante o evento foi apresentada a biografia do poeta e os alunos recitaram poemas. Alguns deles musicalizaram os poemas e gravaram as apresentações para a elaboração de um vídeo-documentário, que está em fase final de elaboração. “Os alunos gravaram as apresentações com o uso dos celulares e estão inserindo novas linguagens aos poemas como imagens e sons”, ressaltou a professora Clécia de Vasconcelos.

De acordo com a gestora da escola, outros eventos serão realizados ao longo do ano com o objetivo de incentivar a leitura nos alunos da escola. “O evento foi muito positivo e pretendemos realizar outras versões ainda este ano”, finalizou Rita Varela.