Fale Conosco

6 de junho de 2018

Escola Cidadã Integral Socioeducativa lança projeto Limpar, Aproveitar e Reciclar no Lar Do Garoto



A Escola Cidadã Integral Socioeducativa, em parceria com a direção do Lar do Garoto, unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com o lançamento do projeto de conscientização ambiental: “Limpar, Aproveitar e Reciclar”.

O projeto, segundo a direção da unidade, se justifica pela atual degradação ambiental que vem afetando, direta ou indiretamente, a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a fauna e a flora; as condições estéticas e sanitárias do meio; e a qualidade dos recursos ambientais. Sendo assim, podemos observar que atualmente a preservação ambiental e o convívio consciente da sociedade com o meio estão cada vez mais complexas.

Na argumentação do projeto, a instituição explica que, por esse motivo, conscientizar as pessoas no que tange às boas práticas ambientais vem se tornando uma prática cada vez mais importante. “Os movimentos ambientalistas vêm se tornando cada vez mais frequentes e populares no mundo inteiro. As pessoas estão despertando a necessidade de melhorar a sua relação com o meio ambiente, tendo em vista a utilização descuidada de seus recursos, a poluição e o descaso para com seus delicados ciclos naturais na contemporaneidade. Como consequência, começam a perceber que a qualidade de vida está intimamente ligada às condições do ambiente em que vivemos”.

“Dessa forma, julgamos essencial realizar a I Semana do Meio Ambiente do Lar do Garoto com intuito de sensibilizar os estudantes e profissionais acerca da importância das boas práticas ambientais, embora essa discursão esteja muito presente nas últimas décadas, ela atinge pequenos grupos, é necessário que essa problemática sensibilize e conscientize um público cada vez maior” explicou Luzivone Lopes pedagoga do Lar do Garoto.

O Projeto, idealizado pela coordenação e professores da Escola Cidadã Integral Socioeducativa, aproveitou o dia 5 de junho “Dia Mundial do Meio Ambiente” para realizar algumas ações na unidade, junto aos adolescentes que atualmente cumprem medidas no Complexo. “Durante todo o dia os socioeducandos revitalizaram a quadra de vôlei, e aproveitaram garrafas peti para a sua marcação. A ação, que fez parte do Projeto, dá início a uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental que acontecerão no Lar do Garoto”, adiantou Luzivone Lopes.

Segundo Luiz Antônio, diretor do Complexo Lar do Garoto, “os adolescentes fizeram um grande trabalho de revitalização da quadra de vôlei, mostrando preocupação com o meio ambiente, trazendo desta forma utilidade, ao invés de agressão ao nosso planeta. Socioeducação também é conscientização!”, disse o diretor.

A programação do projeto Limpar, Aproveitar e Reciclar, cuja logomarca foi criada pelo professor Estanley, segue até o dia 15 do corrente mês e contará com palestras; oficinas; panfletagem na unidade socioeducativa; apresentações culturais; atividades esportivas voltadas à temática; gincanas e premiações.