João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Cidadã Integral Heliton Santana debate cultura étnico-racial nesta sexta-feira

quinta-feira, 16 de junho de 2016 - 12:32 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A Escola Estadual Cidadã Integral Heliton Santana, em Santa Rita, promove a partir das 9h desta sexta-feira (17), mais um ciclo de debate. Desta vez, o tema será Cultura Étnico-racial. O evento, que está acontecendo nas oito Escolas Cidadãs da rede estadual tem por objetivo discutir temas relevantes para a formação dos alunos. O ciclo de debates começou em 18 de maio e vai até 29 julho.

O debate contará com as presenças da professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e membro do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial, Ivonildes da Silva Fonseca; do professor Waldeci Ferreira Chagas, também da UEPB e membro do mesmo Fórum, do professor de História, Valdir de Lima Silva; e da pedagoga, militante do Movimento Negro da Paraíba, Jacinta de Fátima Santos.

Para a gerente-executiva de ensino médio da SEE, Cida Uchoa, o ciclo de debates coloca os estudantes no circuito de aprendizagens múltiplas e cumpre com o objetivo pleno da Educação. “A iniciativa promove a troca dos saberes e reforça ao estudante a importância desses temas no processo educativo”, disse.

Já foram abordados os temas bullying e empregabilidade. As discussões seguem um calendário e vão acontecer também em outras escolas. Serão debatidos, ainda, os temas, Uso Responsável da Internet, no dia 12 de julho, na Escola Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande; Corrupção, no dia 15 de julho, na Escola Técnica Estadual de Bayeux; Inclusão, no dia 20 de julho, na Escola Antônio Batista Santiago, em Itabaiana; Reciclagem, na Escola Francelino Alencar Neves, no dia 22 de julho, em Itaporanga; e Intolerância Religiosa, no dia 29 de julho, na Escola Técnica Estadual de Mamanguape.