Fale Conosco

11 de junho de 2014

Equipes da Secretaria de Saúde fazem plantão nos festejos juninos e jogos da Copa do Mundo



Equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ficarão de plantão nos próximos quatro finais de semana, quando acontecem os festejos juninos e a Copa do Mundo (dias 14 e 15; 21, 22 e 23; 28 e 29 de junho e 5 e 6 de julho), para atender as notificações de emergência em saúde pública e dúvidas dos profissionais de saúde de todo Estado no período em que haverá concentração de turistas brasileiros e estrangeiros.

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, toda esta movimentação poderá causar disseminação de doenças, na sua maioria transmissíveis e/ou contagiosas. “Além das doenças circulantes no nosso estado, há a possibilidade de introdução de novas ou reintrodução de outras já eliminadas. Por isso, o período exige ferramentas eficientes de alerta e resposta, municipal, estadual e nacional, para assegurar o rápido acesso à informação e o efetivo apoio técnico e logístico”, explicou.

“E ainda é importante alertar a todas as regiões da Paraíba, para que realizem ações de promoção à saúde e prevenção/controle de doenças”, recomendou Talita.

De acordo com informações da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), neste período de Copa e de festejos juninos, João Pessoa receberá turistas estrangeiros de Camarões, México e Japão.

Diante da ampla circulação de turistas, o CIEVS recomenda a todos os municípios que comuniquem a SES, em até 24 horas, a ocorrência de casos suspeitos das doenças presentes na lista de notificação compulsória imediata prevista pela Portaria 1.271, de 6 de Junho de 2014, e façam alerta a rede de serviços de saúde quanto às principais doenças de emergência em saúde pública que necessitam de ações imediatas.

Durante todo o período, a Vigilância em Saúde estará disponível para esclarecimentos e recebimento de notificações por meio dos telefones (083) 3218-7331 / 3218 7317 / 8828-2522 / 0800-2810023.

As Secretarias Municipais de Saúde devem comunicar ao CIEVS, em até 48 horas, antes dos finais de semana e feriados, a ocorrência do evento em massa, os contatos das referências que ficarão de plantão para dar respostas às situações das doenças de notificação compulsória imediatas. As informações deverão ser repassadas para o e-mail cievs@saude.pb.gov.br com nome completo, função, número do telefone e município de atuação.