João Pessoa
Feed de Notícias

Equipe do Fida supervisiona projeto de desenvolvimento sustentável no semiárido paraibano

segunda-feira, 11 de maio de 2015 - 19:10 - Fotos: 

A equipe técnica do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) está na Paraíba para missão de supervisão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), que é realizado em parceria com a entidade internacional e o Governo do Estado para apoiar iniciativas de organizações da agricultura familiar em 56 municípios do semiárido. 

Na primeira etapa da missão, para observar o andamento da execução dos projetos e discutir as metodologias que estão sendo implantadas, os técnicos do Fida visitaram comunidades rurais que são beneficiadas do Procase nos municípios de Soledade, Juazeirinho, Barra de Santa Rosa, Santa Luzia, Barra de São Miguel, Algodão de Jandaíra e São João do Tigre.

“A missão de supervisão é um momento fundamental para a continuidade do Procase como política pública de desenvolvimento da agricultura familiar do nosso Estado. O projeto cresce a cada ano e tende a crescer ainda mais, ampliando seus investimentos para beneficiar comunidades rurais que vivem em regiões do semiárido paraibano”, comenta o coordenador do Procase, Hélio Barbosa.

As temáticas de gênero, etnia e geração estão sendo tratadas pela missão supervisão, na medida em que estas compõem o perfil do público prioritário do projeto. “As ações que envolvem mulheres, jovens e quilombolas são transversais dentro da linha atuação do projeto, mas não de forma isolada ou secundária. Estão relacionadas diretamente aos aspectos centrais do Procase, dentro da perspectiva de desenvolvimento rural sustentável”, comenta a consultora do Fida, Rodica Weitzman.

A missão também contempla a supervisão dos processos administrativos, financeiros, de monitoramento e avaliação, e de gestão do Procase a partir das metas estabelecidas no marco lógico do projeto e os seus prazos de execução.

REUNIÃO – Nesta quarta-feira (13), a partir das 8h30, no auditório da Cinep, os representantes do Fida e da coordenação do Procase se reúnem com os gestores da administração pública para discutir possíveis convênios institucionais, buscando a melhoria e ampliação das atividades do projeto no Estado.

Da mesma forma, às 10h, no mesmo local, será a vez da reunião com os representantes da sociedade civil, movimentos sociais e organização não governamentais que atuem no âmbito da agricultura familiar, para discutir parcerias que fortaleçam as ações de desenvolvimento sustentável e de convivência com semiárido nas regiões de abrangência do Procase. 

Na quinta-feira (14), o governador do Estado, Ricardo Coutinho se reúne com os representantes do Fida e a coordenação do Procase para discutir o andamento do projeto, e suas linhas de atuação dentro da perspectiva de desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, sobretudo na região do semiárido. 

INVESTIMENTOS – A partir dos editais 2013 e 2014, já foram investidos cerca de R$ 4 milhões em projetos de caprinocultura, fruticultura, apicultura e artesanato, beneficiando cerca de 815 famílias de 35 comunidades rurais do semiárido paraibano. No edital 2015 estão destinados cerca de R$ 9 milhões para apoio a projetos produtivos de grupos de agricultores familiares, que atentem para a preservação ambiental do semiárido e a inclusão socioprodutiva dos integrantes da comunidade.