Fale Conosco

11 de maio de 2018

Equipe de futsal do CSE segue na disputa dos Jogos Escolares e busca vaga na segunda fase



A equipe do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) segue na disputa dos Jogos Escolares e busca vaga para a segunda fase. O time venceu na estreia por 4×1 contra a equipe da Escola Luiz Gonzaga e perdeu no segundo jogo com a equipe do Liceu Paraibano, por 3×1. Nesta segunda-feira (14), o time do CSE volta à quadra do Ronaldão, onde joga com a equipe da Escola Corujinha. Se vencer, segue para a nova fase.

O time do CSE estreou nos Jogos Escolares da Paraíba na edição deste ano, na categoria B (masculina), etapa João Pessoa. A equipe de futsal, composta por sete socioeducandos, contou com o apoio e a técnica dos professores Rafael (coordenação), Elson (técnico) e Adeilson (auxiliar técnico).

Para o coordenador do eixo, Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, a equipe mostrou que tem técnica, tem capacidade física e desportiva para disputar com qualquer outra equipe. “Os jogos escolares estão dentro de um sistema da Comissão Olímpica Brasileira e acontecem em nível nacional através das secretarias de Estado de Esporte, tanto é que os finalistas, na reta final, vão participar da etapa nacional e essa é nossa meta”, ressaltou Nilton.

Ele reconhece que não será fácil, uma vez que as equipes que a Escola Almirante Saldanha vai enfrentar estão bem preparadas, e avalia que o importante é ver os meninos empenhados e bastante empolgados em participar da competição. “A atuação na estreia, vencendo a partida contra a Escola Luiz Ramalho, foi muito decisiva e garantiu os três pontos”, destacou.

Esta é uma ação da Escola Cidadã Integral com apoio e empenho da direção da unidade e do eixo Esporte e Cultura, que juntos estão traçando a meta de profissionalização, por meio dos esportes. “Com a equipe de professores, estamos idealizando alguns encaminhamentos para times para que possamos fazer indicação. O ano passado nós participamos dos Jogos Escolares da Secretaria de Educação do Estado, que foi quem preparou e idealizou essa formação de time”, informou Nilton.

O coordenador do eixo adiantou que esse time que entrou em campo tem uma base da formação anterior, já que participou dos Jogos Escolares no mês de outubro do ano passado. “Foi a partir dessa experiência, ano passado, que os professores Elson, Mestre Cabedelo, Tiago Lacerda, com auxilio dos profissionais Aurélio Folha e Vevé, montaram a equipe de futsal”, observou.

Nilton também destacou que este ano houve uma ação articulada entre a coordenação pedagógica do CSE, direção da unidade, direção da Escola Cidadã Integral e do eixo Esporte e Cultura. Os Jogos Escolares é uma realização da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Fundac participa do evento por meio do time da Escola Almirante Saldanha (SEE), que está com saldo de três pontos nessa primeira fase.