Fale Conosco

4 de abril de 2018

Equipe da Sudema estará presente em evento no Rio Gramame



Rio Gramame3 270x180 - Equipe da Sudema estará presente em evento no Rio GramameNo próximo domingo (8), o Governo do Estado, por meio de uma equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), estará participando da 10ª edição da Remada do Rio Gramame, organizada pela Escola Viva Olho do Tempo (Evot).

O evento, que tem como foco uma ação sócio ambiental e conta com um percurso de aproximadamente 15,4 quilômetros, terá início às 7h, na sede da Evot, que fica na Rua Agricultor Carlos Onofre Nóbrega, 4236, em Gramame, quando os participantes alugarão as embarcações (caiaques) por R$ 30, e sairão em direção à Ponte dos Arcos, onde começa a Remada, às 8h.

Rio Gramame2 270x202 - Equipe da Sudema estará presente em evento no Rio GramameMenores de 18 anos só poderão participar acompanhados pelos responsáveis. A organização também informa que antes da largada os participantes serão convidados a assinarem um pedido de mais atenção e ações para a preservação da qualidade ambiental do Rio Gramame e seus afluentes.

A Remada terá quatro opções de percurso, sendo o primeiro da Ponte dos Arcos ao Porto Dedinho (3,2 Km); do Porto Dedinho ao Porto do Índio (2,9 Km); do Porto do Índio ao Porto da Mangueira (4,4 Km); e por fim, do Porto da Mangueira até a foz do Rio Gramame (4,9 Km), totalizando 15,4 Km.

Rio Gramame 270x202 - Equipe da Sudema estará presente em evento no Rio GramameO Clube Caiaque Paraíba será responsável pela assistência dentro d’água e pela logística de resgate, que terá o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

O evento dará a possibilidade de participação de vários remadores, desde iniciantes até os mais experientes. E para o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, a luta pela preservação do rio tem como objetivo final o homem e os demais seres vivos. “Nossa Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA), por exemplo, fez um estudo recente em um longo trecho do rio – antes da represa que serve de abastecimento d’água para a população -, detectando 49 nascentes e essas águas geram peixes que sevem de subsistência para as comunidades ribeirinhas, e do abastecimento de água potável para a população em geral”, revelou.

Além da Sudema, a Remada conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Prefeitura Municipal de Conde, Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Clube Caiaque Paraíba, Chicó Moura Personal Adventure, Real Comunicação, entre outros.