Fale Conosco

10 de outubro de 2011

Equipe da Fundac realiza inspeção em unidades do interior do Estado



A presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Cassandra Figueirêdo, encerrou nesta segunda-feira (10) um roteiro de visitas técnicas iniciadas durante a última semana. A equipe esteve nas unidades de Patos, Sousa e Cajazeiras discutindo melhorias para o sistema de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e em situação de risco social no Estado.

Um dos objetivos das visitas foi dar continuidade ao processo de reordenamento das unidades do Programa de Atenção ao Egresso e à Família (Proafe) e a municipalização desse serviço. A ideia é redistribuir as ações técnicas, administrativas e pedagógicas do programa e com isso criar uma rede de articulação entre o Governo do Estado e as políticas intersetoriais de cada município.

Segundo a presidente da Fundac, o reordenamento do Proafe teve início em abril deste ano. “Já foram feitas várias reuniões e encontros, agora nós estamos finalizando o processo e dando ao servidor o direito de optar em prestar serviço nas unidades pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano ou em outras unidades afins”, explicou.

Cassandra lembrou a importância do trabalho realizado com os familiares e as comunidades onde vivem os internos. Disse que as ações, antes realizadas isoladamente pelo Proafe, serão agora executadas de forma conjunta, a partir do momento que o adolescente entrar nas unidades socioeducativas, o que deve potencializar o trabalho de ressocialização.