Fale Conosco

22 de maio de 2009

Equipe da Funad se prepara para Campeonato de Basquete de cadeira de rodas



Faltando uma semana para o início do Campeonato Regional Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado de 30 de maio a 04 de junho, a equipe da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) intensificou os treinos para ganhar mais um título na modalidade. Atual campeã do Nordeste e 6º lugar no ranking do Campeonato Brasileiro da modalidade, a equipe paraibana terá a vantagem de enfrentar os adversários dentro de casa, já que o campeonato será realizado em João Pessoa.

Para o treinador Jailton Lucas de Miranda, a equipe da Funad, composta por sete atletas paraibanos e cinco pernambucanos, é um exemplo de superação e garra. E é essa força de vontade e iniciativa que os impulsiona a lutar pela conquista do título de bicampeão do Nordeste e a projetar o nome da Funad e da Paraíba nacionalmente, na busca pelo título no Campeonato Brasileiro, previsto para ocorrer em novembro próximo.

“Eles estão concentrados e treinando bastante para conquistar esse título e, quem sabe, o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro. Eles têm tudo para alcançar esse sonho, já que a nossa equipe é a terceira melhor do País, atrás apenas das equipes do eixo São Paulo e Rio de Janeiro. A força de vontade, garra e iniciativa que os mantém jogando, ganhando e projetando o nome da Paraíba nos esportes para deficientes é o que faz com que eles tenham a expectativa de trazer mais um título, desta vez, em casa, já que o Campeonato Regional será realizado aqui em João Pessoa”, disse Jailton.
 
Atletas sonham com título de bicampeão do Nordeste
 
Ganhar um título dentro de casa é o sonho de muitos atletas e não é diferente com os rapazes da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da Funad. Para eles, que no ano passado trouxeram ainda os títulos de cestinha e vice-cestinha da competição, além de não terem perdido uma única partida, essa é a chance de elevar o nome da Paraíba e mostrar à sociedade paraibana a importância dos esportes no processo de reabilitação das pessoas com deficiência.

“Quase ninguém sabe, mas na Funad temos atletas que já participaram da seleção brasileira, como o José Soares, e outros que levaram o nome da fundação e da Paraíba para fora. Isso é bom para mostrar que o esporte, qualquer que seja a modalidade, é uma forma de reabilitação também e que, por isso, deve ser incentivado e prestigiado aqui no nosso Estado, assim como os outros Estados fazem”, disse o atleta Waldir Gomes, que atua há 15 anos no Basquete e já jogou na seleção de Pernambuco por três anos.

O Campeonato Regional de Basquete será realizado de 30 de maio a 04 de junho, pela Associação Atlética dos Portadores de Deficiência da Paraíba (AAPD/PB), reunindo 14 equipes e cerca de 250 atletas de todo o Nordeste em João Pessoa. O evento terá como parceiros a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Prefeitura da Capital.

Alessandra Bernardo, da Funad