João Pessoa
Feed de Notícias

Equipe da Escola Cidadã Integral de Itabaiana conquista primeiro lugar na Robotec/PB

sábado, 24 de setembro de 2016 - 17:58 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A equipe “Animatrix”, da Escola Cidadã Integral Dr. Antônio Santiago, de Itabaiana, foi a grande vencedora da primeira edição da Competição Paraibana de Robótica – Robotec/PB. A equipe “Robótica Fan”, da Escola Estadual Francelino Alencar Neves, de Itaporanga, ficou com o segundo lugar e a equipe “Fênix”, da Escola Estadual Celso Mariz, da cidade de Sousa, conquistou o terceiro lugar.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, compareceu ao evento juntamente com a secretária de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho. O secretário agradeceu a presença de todos os colaboradores e destacou a inovação do Governo do Estado em realizar uma competição dessas, muito aguardada por todos. “Essa competição só existe porque está no DNA do governador Ricardo Coutinho implementar, por onde ele passa, esse avanço, na robótica e nas tecnologias da escola. Foi assim na Prefeitura Municipal de João Pessoa e permanece na nossa rede estadual. Quero dizer que isso é só o início, pois esta competição já entrou no nosso calendário”, ressaltou Aléssio Trindade.

Roziane Marinho falou da importância pedagógica do evento. “Quando esse material entra em sala e os alunos começam a trabalhá-lo e a aplicar os conceitos aprendidos junto aos professores e a formular planos, arquitetar projetos, trata-se sim, de uma ação pedagógica. Participar deste evento também é uma oportunidade de sair de dentro da sala de aula e mostrar o potencial das nossas escolas da rede estadual”, disse a secretária.

O aluno Natan Barbosa, integrante da equipe Animatrix, falou sobre a importância de participar da competição. “Estamos muito felizes por conquistar o primeiro lugar e principalmente por estar competindo aqui na Robotec, porque passamos por uma série de dificuldades para estarmos aqui hoje. Queria dizer que temos o maior prazer de estar representando a nossa regional e a nossa cidade nessa competição, pois nosso maior objetivo é não só incentivar as outras escolas, mas incentivar a nossa própria escola a continuar com esse projeto”, explicou o aluno da equipe Animatrix.

O professor Jailton Soares, orientador dos alunos da equipe Robótica Fan, destacou a importância da realização da competição para aumentar o interesse dos alunos pela robótica. “Viemos participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) apenas para aprender como era participar de uma competição. O fruto dessa participação está aqui hoje, quando conseguimos conquistar o segundo lugar. Esse resultado só vai aumentar o interesse dos alunos pela robótica nas escolas da rede estadual”, completou o professor.

Sabrina Espefany, aluna integrante da equipe “Fênix”, que conquistou o terceiro lugar, contou sobre a dedicação à competição, mesmo estando no último ano do Ensino Médio. “Apesar de sermos alunos da 3ª série, fizemos um estudo muito minucioso, aprendemos muito e participar desta competição foi muito gratificante para todos nós”, comentou a aluna.

A primeira edição da Robotec/PB aconteceu na sexta-feira (23), das 10h às 18h, no Mangabeira Shopping, próximo ao Cinépolis, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). A competição foi organizada pela Gerência de Ensino Médio da SEE e contou com a parceria da Brink Mobil.

O evento teve como objetivo realizar uma competição que envolvesse a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano.

A temática do evento foi “A Robótica Contra o Aedes”, em virtude dos altos índices de doenças causadas pelo mosquito e para sensibilização da comunidade. Os alunos utilizaram os kits de Robótica Educacional, que já estão em uso nas escolas de Ensino Médio da rede estadual.

Assim, os desafios presentes nesse regulamento se assemelharam às recomendações do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito. O robô autônomo teve que ser capaz de realizar as tarefas definidas na arena para completar os objetivos.

 A Robotec/PB também foi um ambiente de aprendizagem possibilitando ao aluno interagir com a prática (montagens) e com o abstrato (questionamentos) para solução de problemas propostos. Foram inscritas 19 equipes compostas por professores e por 57 alunos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). Participaram alunos da rede estadual de ensino que tinham até 19 anos e cursando o Ensino Médio com bom desempenho geral nas disciplinas da escola.

As 14 equipes finalistas receberam certificados por terem se classificado para a Etapa Estadual. Os três melhores trabalhos foram premiados com medalhas, e um brinde da empresa patrocinadora, sendo medalha de ouro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro.