Fale Conosco

6 de dezembro de 2016

Equipe da Educação Ambiental da Sudema realiza atividades no município de Serraria



Educação ambiental e cidadania foram esses os pilares das atividades desenvolvidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com Associação Cultural e Educativa de Serraria (ACESE). Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos e cerca de mil pessoas participaram das oficinas de sabão reciclável, material pets, atividades lúdicas com a criançada, entre outras. A ação aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Antônio Bento, no município de Serraria, Paraíba.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho falou sobre a iniciativa. “Objetivamos estreitar os laços entre a comunidade e a instituição. Quando vamos a campo aproveitamos a oportunidade para conversar com os moradores sobre a importância da preservação ambiental para o homem e o desenvolvimento sustentável. Queremos formar multiplicadores sensíveis às causas ambientais”, explicou.

Taciana Wanderly, coordenadora de Educação Ambiental da autarquia disse estar muito satisfeita com os trabalhos. “A Sudema foi muito bem recebida, agradecemos ao povo de Serraria pelo carinho. Nas atividades percebemos o interesse e interação de todos nas discussões propostas pela autarquia, enquanto aprendiam a reutilizar materiais que antes eram jogados de forma indiscriminada. Com o curso, os matérias antes jogados foram são visto pelos moradores como uma nova fonte de renda” disse.

A dona de casa, Maria Aparecida explicou que vai utilizar a técnica de transformar o óleo usado em sabão para aumentar renda da família.  “Gostei muito do curso aprendi a reutilizar o material e agora irei economizar na compra de sabão e também vou aproveitar para fabricar em quantidade e vender o sabão”, concluiu.

Educação ambiental – Durante o ano, mais de dez mil pessoas participaram de ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sudema. Destacando-se os projetos: Sudema na Escola, Educar para Preservar, Praia Limpa Verão Rico,  Oficina de Sabão ecológico e reciclagem com garrafas, Capacitação para professores, Curso de Boas Práticas. Todas as ações visam, por meio da educação ambiental, trabalhar a valorização e a capacitação de todos envolvidos, fortalecendo a inclusão social, como também a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.