João Pessoa
Feed de Notícias

Equipe assistencial do Hospital de Trauma participa de treinamento

quarta-feira, 20 de setembro de 2017 - 10:48 - Fotos:  Secom-PB

Visando a atualização dos colaboradores e a excelência e melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente, as equipes de assistência do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop) participaram, no auditório da unidade de saúde, de um Treinamento sobre os Protocolos de Segurança do Paciente. Na capacitação foram abordados: as cadeias terapêuticas medicamentosas, cirurgia segura, higienização das mãos, identificação do paciente, lesão de pele e quedas.

A diretora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente da unidade hospitalar, Gabriela Gonçalves, explicou a importância desta atividade.  “Com o curso temos a oportunidade  de atualizar os protocolos de segurança do paciente, como também sobre o plano de segurança e gerenciamento dos incidentes. A iniciativa objetiva dar uma assistência mais eficaz aos nossos usuários” destacou.

O gerente médico da instituição, Fagner Dantas ressaltou que os colaboradores são fundamentais no sucesso dos trabalhos.  “Uma sólida cultura de segurança envolve mais do que remover os perigos e institucionalizar procedimentos de segurança.  As pessoas devem mudar suas atitudes, seus comportamentos e pensamentos e melhorar sua capacidade de compreensão da situação. A gestão da segurança envolve liderança, organização e processos, por isto da importância dos nossos funcionários”, enfatizou.

Acreditação - O Hospital conquistou pela segunda vez a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a segurança do paciente. Esta é a segunda vez que o hospital é certificado, notabilizando o cumprimento de critérios que garantem o compromisso na prestação de serviços na área da saúde. A unidade de saúde é a única instituição pública da Paraíba que tem certificado de acreditação.

Para conquistar a certificação, a instituição passou por uma auditoria externa feita por uma equipe do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação (Ipass), um dos mais importantes órgãos certificador de padrões de qualidade para instituições de saúde, que avaliou o Hospital de Trauma com foco no paciente e na segurança.

Conquista – O objetivo do Hospital de Trauma agora é trabalhar para o nível 2 da Acreditação, em que a unidade hospitalar terá que apresentar uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Para isso, a equipe do Núcleo da Qualidade já iniciou com os líderes alguns cursos sobre ferramentas de qualidade com intenção de esclarecer tudo sobre Acreditação nível 2 para que eles se apoderem mais dessa ferramenta.

Qualidade - O Hospital de Trauma possui selo de Acreditação desde 2013, mas o processo foi iniciado no final de 2011, com o recebimento da declaração de diagnóstico organizacional concedida pela ONA e por meio desse relatório foi possível se atingir as metas que o hospital precisaria cumprir para receber o selo. Como a certificação é válida por dois anos, em maio de 2016, o Ipass, reavaliou o hospital e confirmou que a unidade de saúde está adequada com relação à segurança do paciente. O resultado saiu no mês de julho. O próximo passo agora é Acreditação do nível 2, em que a unidade pretende receber o título pleno.

O selo de qualidade Acreditação não é obrigatório, as instituições buscam voluntariamente. Investir em qualidade e excelência traz inúmeros benefícios para a instituição, além de oferecer um serviço de saúde com mais qualidade, beneficiando os usuários que podem utilizar uma instituição de saúde credenciada e preparada para dar um atendimento equiparado aos grandes centros.