João Pessoa
Feed de Notícias

EPTRAN oferece 80 vagas e Detran vai realizar sorteio

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 - 15:00 - Fotos: 
Devido a grande procura pelas 80 vagas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu realizar um sorteio para preenchimento. Segundo o superintendente do órgão, Coronel Francisco de Assis Silva, até o final da manhã desta quinta-feira (25), mais de mil candidatos já estavam inscritos, superando todas as expectativas. Os interessados devem procurar o Detran até esta sexta-feira (26) ao meio dia.
O próximo passo será a triagem da documentação a fim de saber quais candidatos atendem às exigências da Resolução que aprovou o Regimento Interno da EPTRAN. Em seguida, será marcado o dia para o sorteio das 80 vagas, previstas para as duas turmas inaugurais.                 
O sorteio deve ser acompanhado pelo Ministério Público, assegurando critérios justos e democráticos de preenchimento.

Na madrugada desta quinta-feira (25), centenas de pessoas já estavam no portão da sede do Detran, em Mangabeira. A primeira da fila foi a dona de casa Joilma Ângela de Araújo, moradora do Conjunto Gervásio Maia. Ela chegou ao Detran às 19h do dia 24 e esperou mais de 12 horas para se inscrever.

A direção do Detran montou uma estrutura especial para atender aos candidatos à Carteira Nacional de habilitação através da EPTRAN. Na solenidade de abertura das inscrições e apresentação dos veículos que serão utilizados nas aulas prática, o Coronel destacou a importância da CNH como um documento que pode garantir a inclusão social ou até no mercado de trabalho.

O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC e da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, solicitará ao órgão executivo de trânsito do Estado, Detran-PB, por intermédio da Escola Pública de Trânsito  (EPTRAN/PB), a abertura do processo de habilitação para o qual deverá preencher os seguintes requisitos:
I – Ser penalmente imputável;
II – Saber ler e escrever;
III – Possuir documento de identidade;
IV – Possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Da Seleção

O processo de seleção dar-se-á exclusivamente para candidatos postulantes à isenção do pagamento dos serviços dos cursos de formação teórico-técnico e de prática de direção para a primeira habilitação.

De acordo com as disposições contidas no presente regimento, além dos previstos na Resolução CONTRAN 285 de 29 de julho de 2008, são critérios para seleção nos cursos promovidos pela EPTRAN/PB:
I – Estar desempregado;
II – Estar incluído no cadastro único dos programas sociais mantidos pelo Governo Federal;
III – Ser estudante ou ter estudado na rede de ensino público;
IV – Ser estudante ou ter estudado na rede particular de ensino com bolsa integral.