João Pessoa
Feed de Notícias

Entrega de última etapa do Centro de Convenções propicia salto no turismo de João Pessoa

quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 11:47 - Fotos:  Francisco França/ Secom-PB

A inauguração do Teatro Pedra do Reino, que foi entregue aos pessoenses no dia do aniversário da cidade, encerra a sequência de obras que integram o Centro de Convenções de João Pessoa. Com a finalização da obra, a capital paraibana possui um dos maiores teatros do Brasil e um dos centros de convenções mais completos da América Latina, o que propicia um salto considerável do potencial turístico local.

“É indiscutivelmente um marco. A Paraíba, turisticamente, será uma antes e outra depois do Centro de Convenções, pois é um equipamento que coloca qualquer estado nos mapas dos eventos nacionais e internacionais, o que faz toda a diferença. Se é visto, se é notado, se é visitado, e o turismo vive daqueles que nos visita”, pontua o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ivan Burity.

A estrutura proporcionada pelo Centro de Convenções de João Pessoa resolve um dos grandes problemas do trade turístico de uma cidade litorânea como a Capital, a chamada baixa estação. “Sabemos que o grande produto que podemos oferecer para nossos turistas é esse clima maravilhoso, nossas belas praias, mas tem o período de chuvas, época em que a ocupação hoteleira cai. Com esse equipamento, conseguimos contornar a situação”, garante.

Congressos e fóruns que antes não chegavam a João Pessoa pela falta de infraestrutura agora podem encaixá-la em suas rotas. Um bom exemplo é o Fórum Mundial da Internet, que será realizado em novembro, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse tipo de evento acontece em qualquer época, seja em alta ou baixa estação, o que dará outra dimensão ao mundo dos negócios da cidade. O turista de eventos acaba realizando investimentos e isso gera desenvolvimento econômico”, completa o secretário.

O Teatro – O Pedra do Reino possui área total de 11.763 m², sendo 440 m² destinados ao fosso da orquestra, com desenho de forro para facilitar a propagação do som para palco e plateia. Com capacidade para quase 3 mil pessoas e possuindo estrutura e acústica adequadas, o equipamento terá condições de receber grandes espetáculos nacionais e internacionais. Nessa etapa, que conclui a obra do complexo do Centro de Convenções de João Pessoa, foram investidos R$ 60 milhões.

De acordo com o gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, a inauguração do Teatro Pedra do Reino proporciona à Paraíba entrar na rota dos grandes eventos internacionais. “Até então a Paraíba estava sem ter condições de receber os grandes espetáculos, os grandes musicais, pelo simples fato de não ter um teatro com capacidade de comportar um número superior a 2,5 mil pessoas. A inauguração do Pedra do Reino, que integra o complexo do Centro de Convenções, torna o Estado capaz de receber esses eventos e, assim, se desenvolver cultural e economicamente”, disse.

Ferdinando Lucena ressaltou que a construção do Teatro Pedra do Reino faz parte de um investimento bem maior. “É necessário lembrar que a inauguração desse equipamento turístico está dentro da inauguração do Centro de Convenções. Com isso, o Governo do Estado cumpre o que prometeu à população, que é oferecer um equipamento que colocasse a Paraíba na realização de grandes congressos, um espaço para discutir os grandes interesses dos paraibanos”, destacou.