João Pessoa
Feed de Notícias

Entrega de medalhas, promoções e armamentos no aniversário da PM

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 12:01 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Comando Geral da Polícia Militar (Foto: João Francisco)

A Polícia Militar da Paraíba completa 180 anos nesta sexta-feira (3), e a data será marcada com uma solenidade às 16h no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Haverá desfile, apresentação de tropas, entrega de medalhas e promoção a militares e serão entregues novos armamentos.

A programação começa com a recepção ao governador Ricardo Coutinho, feita pelo comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, e pelo secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. As autoridades passarão em revista a tropa e, em seguida, a Banda da Polícia Militar executará o Hino Nacional.

Neste ano, serão entregues 17 medalhas de 30 anos de serviço a policiais militares destacados pela excelência na execução de sua missão. Também serão entregues 20 insígnias às praças promovidas em diversas graduações.

Oficiais promovidos prestarão compromisso ao Primeiro Posto diante da bandeira nacional e haverá a leitura da ordem do dia, ate que é feito pelo comando geral da PM.

Na solenidade também serão entregues pistolas, submetralhadoras e munições, resultado de investimentos da ordem de R$ 5,2 milhões para reforço do aparelhamento policial. O comandante, o secretário de Segurança e o governador falarão sobre a importância da instituição e a solenidade se encerra com desfile de tropas e show pirotécnico.

Centro de Ensino da PM (foto: Alberi Pontes)

Avanços – A Polícia Militar vive uma mudança importante de costumes e paradigmas, o que vem melhorando a sua atuação. Em um ano da atual gestão estadual, a corporação conquistou benefícios importantes e ampliou seu raio de ação com novas unidades como a Polícia Solidária nos bairros de Mandacaru, Bola na Rede, Alto do Mateus e Bairro São José, em João Pessoa, o que tem resultado na diminuição nas ocorrências de crimes.

Operações policiais foram realizadas e resultaram em desarticulação de grupos criminosos que atuavam em várias regiões da Paraíba, sobretudo em assaltos a bancos. A Polícia Militar, em conjunta com a Polícia Civil, tirou de circulação aproximadamente 70 membros deste bando que praticavam este tipo de crime, levando temor às populações de vários municípios.

Outro desta está na “Operação divisas”, que consiste no aumento do efetivo nas cidades que fazem divisas com o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, o que também tem reduzido consideravelmente o fluxo de bandidos desses Estados para a Paraíba.

Na região de Catolé do Rocha, outra grande operação policial prendeu vários membros de famílias que tinham envolvimento em crimes de pistolagem. Durante as últimas três décadas, a atuação desses grupos vitimou cerca de 100 pessoas.

O Governo do Estado também inovou na modalidade de conceder benefícios aos policiais militares: fixou o auxílio alimentação, adquiriu 10 mil fardamentos, e concedeu aumento salarial, mais uma bolsa desempenho. Já em 2012, o Governo do Estado adquiriu 200 viaturas que deverão ser entregues à corporação ainda neste semestre.