Fale Conosco

29 de julho de 2009

Entrega da premiação ocorreu durante encontro nacional de alunos da área, na UnB em Brasília



Dois alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalado no Campus I, em João Pessoa, foram premiados com o ‘Troféu Jovem Arquivista’ durante o 13º Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia (ENEArq), realizado este ano pela Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 21 a 25 deste mês. O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Trabalhos de todo o País foram avaliados por uma comissão julgadora, constituída por membros do Centro Acadêmico e Professores do Curso de Arquivologia da UnB, que elegeram os três melhores para a entrega do ‘Troféu Jovem Arquivista 2009’.

O melhor trabalho foi do estudante Pedro Felipy Cunha da Silva, aluno do 7º período de Arquivologia, com o tema ‘O profissional da informação arquivística no século XXI: a informação como recurso estratégico para as organizações’. A dissertação, orientada pela professora Manuela Maia, promove uma análise crítica da formação em Arquivologia no Brasil, frente às novas demandas do mercado de trabalho.

O segundo lugar ficou com a estudante Lyvia Archer, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordou o tema ‘Organização do acervo arquivístico da Seção Judiciária do Rio de Janeiro: período 1830-1937 – Uma visão participativa’.

Já o terceiro lugar foi para a estudante Arlene Costa, também da UEPB, que abordou o tema ‘Arquivo da Ditadura Militar: um balanço de condições dos acervos documentais no Estado da Paraíba’. A Paraíba se destacou com o maior número de trabalhos apresentados e premiados como melhor produção científica em Arquivologia do ano de 2009.

Na opinião da professora Manuela Maia, “além de incentivar as delegações das outras universidades a refletir e produzir mais sobre os temas discutidos, os estudantes da UEPB deram um salto quantitativo em união e demonstração de que, com esforço, podemos colocar a Paraíba no cenário nacional da Arquivologia”.

Em 2010, o encontro será realizado no Rio de Janeiro (RJ), através de uma cooperação entre as faculdades de Arquivologia da UFF e UNIRIO.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB