João Pessoa
Feed de Notícias

Entidades do setor turístico prevêem expansão da Capital em 2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011 - 09:34 - Fotos: 

Após se posicionar como o nono destino mais vendido para turistas brasileiros no mês de março, de acordo com o ranking do portal Hoteis.com, João Pessoa deve ser firmar como um dos principais destinos turísticos na região Nordeste. A avaliação é das entidades ligadas ao setor no Estado.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a excelente participação de João Pessoa no mercado de roteiros brasileiros é fruto de um trabalho que tem sido realizado em parceria com o trade paraibano, desde que o governador Ricardo Coutinho tomou posse. “Assumimos com a missão de sermos criativos com poucos recursos, e vejo que os resultados já têm sido bastante animadores”, afirmou a executiva.

Ruth Avelino aponta que a ação de convidar jornalistas de veículos de repercussão nacional, como a Folha de São Paulo, Revista Panrotas e o site UOL, tem dado visibilidade especial aos destino Paraíba. A participação em eventos como o Encontro de Negócios Braztoa e o Workshop da CVC, em São Paulo, por exemplo, tem também colocado os roteiros paraibanos nas prateleiras das agências de viagens e operadoras de turismo no maior Estado emissor de turistas para o Nordeste.

Parcerias – A presidente da Associação da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman, acredita que a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada voltadas para o turismo paraibano começa a dar resultados. Ela disse que em janeiro deste ano, a ocupação dos hotéis não foi satisfatória. “Essa pesquisa do portal confirma o que tínhamos detectado: que em fevereiro e  março a ocupação dos hotéis foi maior do que o mesmo período do ano passado. Acredito que começamos a colher os frutos de uma parceria que se mostra necessária e oportuna”, declarou.

O bom momento vivido pelo turismo paraibano, segundo a presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, está explícito nos dados da movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), nos três primeiros meses do ano já passaram pelo aeroporto 288.607 passageiros, um aumento de 28,7% em relação ao mesmo período de 2010.

Na opinião da empresária, em 2011 deverá ocorrer a afirmação e consolidação de João Pessoa no mercado turístico brasileiro. “Com o Centro de Convenções teremos um amplo mercado e poderemos buscar um maior número de eventos de médio e grandes portes para a capital paraibana”, enfatizou Elízia Lopes.