Fale Conosco

6 de fevereiro de 2012

Entidades da sociedade civil convocam Conferência de Transparência em Cabedelo



A cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, vai sediar, nos próximos dias 10 e 11 deste mês, a I Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial). O evento vai acontecer a partir das 19h, no Teatro Santa Catarina.

A conferência tem como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, e seus objetivos são a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. As realizações da etapa municipal acontecem até o dia 15 de fevereiro, em todo o País.

Nesta I Conferência de Transparência e Controle Social em Cabedelo, serão formuladas propostas em caráter local, estadual e nacional. Também serão eleitos sete delegados para a Conferência Estadual, sendo dois delegados do poder público, quatro da sociedade civil e um de conselhos de políticas públicas.

Cabedelo foi a única cidade paraibana com mais de 50 mil habitantes que não convocou a conferência por meio do Executivo municipal. Com isso, representações da sociedade civil se uniram, por meio das entidades Instituto Soma Brasil, Cooperativa de Marítimos Terrestres e Portuários da Paraíba (Coopmarte) e Associação dos Pastores Evangélicos de Cabedelo (Apec), para a convocação da Consocial no município.

Qualquer cidadão que tenha a partir de 16 anos pode participar da conferência. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo blog www.consocialcabedelo.blogspot.com ou, presencialmente, no dia do evento.

Etapa estadual – A etapa estadual da conferência será realizada nos dias 15, 16 e 17 de março, em João Pessoa, e deve contar com a presença do juiz Marlon Reis, um dos principais idealizadores da “Ficha Limpa”; Jorge Sanches, idealizador da Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo); e Mário Vinícius Espinele, secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU).

A Consocial é um marco histórico para o País porque, pela primeira vez, o Brasil discutirá propostas que subsidiarão a formulação de uma política pública de combate à corrupção. A Conferência Nacional de Transparência Pública será realizada no período de 18 a 20 de maio, em Brasília. Outras informações podem ser obtidas no www.consocial.pb.gov.br ou nas redes sociais facebook.com/consocialpb e no twitter @consocialpb.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DATA HORÁRIO ATIVIDADE
10/02/2012         (sexta-feira) 18h – 21h CREDENCIAMENTO
19h – 20h ABERTURA / APROVAÇÃO DO REGULAMENTO
20h – 21h PALESTRA DE CONTEXTUALIZAÇÃO
11/02/2012     (sábado) 08h – 10h CREDENCIAMENTO
08h – 12h INSCRIÇÃO DE DELEGADOS
08h30 – 11h DISCUSSÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO
11h PLENÁRIA DE CONSOLIDAÇÃO
12h ALMOÇO (livre)
14h – 14h30 APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS
14h30 – 15h30 PRIORIZAÇÃO DAS PROPOSTAS
14h30 – 16h VOTAÇÃO DE DELEGADOS
16h – 16h30 APURAÇÃO
16h30 ENCERRAMENTO