Fale Conosco

5 de maio de 2009

Encontro sobre pesca reúne 600 produtores rurais em Juazeirinho



Mais de 600 produtores rurais da região polarizada por Juazeirinho, no Cariri paraibano, participaram da 3ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca que aconteceu recentemente no Clube Municipal da cidade, numa promoção da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República. O foco do evento foi debater os problemas e entraves do setor pesqueiro da Paraíba.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) foi representada pelo assessor estadual de Piscicultura, Lino Gonçalves, que fez um breve relato sobre a potencialidade da pesca no Estado. Ele disse que a Paraíba dispõe de uma capacidade de oito bilhões de metros cúbicos de armazenamento de águas interiores represadas em cerca de 3.500 açudes de grande, médio e pequeno portes, entre públicos e privados, “o que pode contribuir de maneira significativa para o crescimento da atividade pesqueira, gerando oportunidades de emprego e renda para pequenos produtores rurais no Estado”.

Cabe à Emater dentro da formação desse quadro, segundo Lino, a mobilização e organização das associações comunitárias de pescadores, assistência técnica e elaboração de projetos nos programas de piscicultura/tanques redes.

O assessor estadual de Piscicultura, que participa do programa de desenvolvimento da piscicultura paraibana, há dezenas de produtores distribuídos em várias regiões administrativas do Estado com potencial para produção racional de peixe. “A repercussão econômica é favorável e, do ponto de vista nutricional, é fundamental porque supre necessidade de proteína animal da população de baixa renda. Já o excedente da produção é comercializado, o que garante melhoria na qualidade de vida dos produtores beneficiados”, disse.

A 3ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca, além da participação de produtores rurais e piscicultores, contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emater, Prefeitura Municipal de Juazeirinho, Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap), colônia de pescadores e associações de produtores rurais de vários municípios da região administrativa de Picuí.