Fale Conosco

13 de julho de 2009

Encontro reunirá gestores de unidades educacionais de Sapé, Alagoa Grande e Sousa



A segunda etapa do encontro de formação em Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) será realizada desta terça-feira (14) a sexta-feira (17), nos Pólos de Sapé, com 133 participantes; Alagoa Grande, com 176, e Sousa, com 225. A capacitação é direcionada aos gestores das unidades escolares contempladas pelo programa em 2009.

A formação atende as escolas prioritárias do Estado ou aquelas em situação considerada crítica pelo Ministério da Educação (MEC), com média abaixo de 3.8, bem como as que estão com média abaixo da nacional (entre 3.8 e 4.2), num total de 570 escolas das redes estadual e municipais.

Financiado pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC) e ministrado por formadores do órgão estadual e do MEC, o encontro tem o objetivo de instrumentalizar as escolas frente ao seu planejamento   educacional, dando orientações acerca da elaboração do PDE-Escola,  plano de gestão que busca uma melhor organização da escola para a melhoria da qualidade do ensino e sua posterior inserção no Sistema  Integrado de Informações (Simec) do MEC.

Para a implementação das ações planejadas, as unidades escolares receberão um suporte financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que varia de R$ 7.500,00 a 37.500,00, recursos usados prioritariamente na aquisição de materiais pedagógicos e  adaptações arquitetônicas e estruturais, para assegurar a instalação e operação de laboratórios de informática distribuídos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e garantir acessibilidade aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEEC