Fale Conosco

30 de junho de 2009

Encontro Pedagógico Estadual de Creches Pré-Escola vai capacitar 1.200 servidores



A secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, abre nesta quarta-feira (1º), às 8h, o II Encontro Pedagógico Estadual de Formação Continuada das Creches Pré-Escola, no colégio Lyceu Paraibano, em João Pessoa. O vice-governador Luciano Cartaxo também participará do evento que prevê a capacitação de 1.200 pessoas de 10 municípios, entre professores, auxiliares de sala de aula, serviço de vigilância, auxiliares de serviços, cozinheiras, diretores e diretoras.

O objetivo do encontro é refletir sobre o perfil do educador enquanto profissional de educação infantil, através de atividades teóricas e práticas. “A idéia é consolidar a política de formação pedagógica para educadores e gestores que atuam nas creches pré-escola das 10 cidades atendidas”, afirma a secretária. Estão previstas no roteiro do encontro atividades itinerantes nas cidades com palestras, oficinas, dinâmicas e aulas expositivas divididas em grupos específicos.

O Núcleo de Creches ligado à Secretaria de Desenvolvimento Humano mantém funcionando 47 creches em 10 municípios e 3.500 crianças são atendidas. Segundo Edilma Costa, gerente geral das Creches, apenas essas unidades ainda estão sob responsabilidade do Estado, que mantém o funcionamento com recursos próprios. Das 50 creches, 30 funcionam em João Pessoa e as demais são distribuídas nas outras cidades.

“Estamos reorganizando os espaços, garantindo a formação com função pré-escolar, mas ainda não foi iniciado o processo de municipalização. Acredito que ocorrerá numa segunda etapa de gestão”, disse. As creches funcionam em João Pessoa, Bayeux, Campina Grande, Mamanguape, Cacimba de Dentro, Areia, São Vicente do Seridó, Umbuzeiro e Itaporanga.

A programação do Encontro Pedagógico, de acordo com os municípios, é a seguinte:
- dias 1º, 2 e 3 de julho: João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande, Areia e Umbuzeiro;
- 14, 15 e 16: Cacimba de Dentro;
- 20, 21 e 22: São Vicente do Seridó;
- 28, 29 e 30: Itaporanga.

Mais informações com Edilma Costa, no Núcleo Estadual de Creches, pelo telefone 8890-2530.

 

Janaína Araújo, do Desenvolvimento Humano