João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro nacional de assistência social reúne mais de 500 participantes na PB

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 - 10:32 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

Mais de 500 pessoas participaram da abertura do I Encontro Nacional de Gestão do Suas, na noite dessa terça-feira (3), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. O evento reúne gestores estaduais e municipais, conselheiros da assistência social, técnicos da área e gerentes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) e secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, abriram o debate.

A ministra fez um panorama sobre a situação social do país e ressaltou a importância de programas como Bolsa Família e Brasil Carinhoso.

“São 16,4 milhões de pessoas que passaram a receber, no mínimo R$ 70, o que significa um ganho importante, porque tiramos da situação de extrema pobreza a maioria das pessoas que está no cadastro único. Ainda, precisamos ir em busca dos extremamente pobres, que não estão no cadastro único, para que todos tenham acesso à escola, emprego e renda, ou seja a um conjunto de benefícios que temos na saúde, educação e na assistência”, disse.

A secretária Aparecida Ramos destacou a importância de se discutir a assistência social com os gestores. “Este é um evento em que estaremos reunidos durante três dias discutindo as melhorias para o Sistema Único de Assistência Social. Daqui sairão diretrizes e metas para a consolidação deste Sistema”, destacou.

Revista – Na ocasião, a secretária Aparecida Ramos, como presidente do Fonseas, anunciou o lançamento da Revista Fonseas. “Essa é uma publicação que tem o propósito de trazer uma discussão teórica qualificada sobre o Brasil e a Política de Assistência, além de constituir um local permanente em que os gestores possam contribuir com experiências de seus Estados para a efetivação da política de assistência social no país”, frisou.

Participantes –Também participaram da abertura do Encontro, a secretária Nacional da Assistência Social, Denise Colin; a presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós; o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Valdiosmar Vieira Santos e o presidente do Conselho de Assistência Social da Paraíba, Leonardo Pessoa.

O secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, também prestigiou a abertura do Encontro. O evento é promovido pelo Fonseas e MDS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).