João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro fortalece qualificação da economia da saúde no Nordeste

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 13:40 - Fotos: 

O “Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste 2014” foi encerrado nessa quarta-feira (12). A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Economia, promoveu o evento por dois dias no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Capital. Mais de 800 pessoas entre gestores públicos estaduais e municipais, órgãos estaduais e federais, servidores da saúde, estudantes e pesquisadores discutiram o tema “Avanços e eficiências nas políticas de saúde para o SUS”.

Para Shirleyanne Brasileiro, chefe do Núcleo de Economia da SES e organizadora do evento, o encontro consolidou a economia da saúde da Paraíba. “Com isso, a população ganha, uma vez que há mais transparência na gestão pública. Foi a partir deste encontro que conseguimos fazer aliança de conjuntura técnica com os Núcleos de Economia dos Estados”, disse.

Para o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, o evento consolidou o processo de qualificação da economia da saúde na Paraíba e no Nordeste, uma vez que todos os estados nordestinos estiveram presentes. “O processo de articulação ficou configurado e a região Nordeste teve a possibilidade de intervir nas políticas públicas com mais potência técnica, distribuindo melhor os recursos, aplicando em áreas prioritárias, definindo e priorizando parcerias com os órgãos de controle”, observou.

Quem também esteve presente ao evento foi a coordenadora geral de Economia da Saúde, do Ministério da Saúde, Andréa Mendes. “O ponto forte foi promover a disseminação do tema no Nordeste proporcionando uma articulação entre os atores interessados neste tema e abrindo mais o caminho da consolidação da economia da saúde. O fortalecimento da rede de economia da saúde proporciona ambiente para uso das ferramentas para melhoria da qualidade de gestão do SUS. Com isso, a população ganha um sistema mais fortalecido, do ponto de vista da gestão, o que reflete na qualidade do acesso e do serviço prestado”, concluiu.

O evento foi organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres); Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Conselho Nacional de Secretário de Saúde (CONASS).