Fale Conosco

30 de julho de 2013

Encontro discute programa de informatização única em Brasília



O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, se encontra em Brasília, participando da reunião dos Secretários de Justiça e Administração Penitenciária do Brasil, realizada durante toda esta terça-feira (30). Na pauta, o projeto de Informatização Única entre os Estados da Federação, Poder Judiciário, Ministérios Públicos e o Governo Federal. O evento é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

O secretário da Administração Penitenciária destacou a importância dessa nova ferramenta de troca de informações entre diferentes órgãos de segurança: “O programa de informatização única vai proporcionar que apenas com a numeração do Registro Geral (RG) do preso possa se identificar a localização dele em qualquer região do país, inclusive com todos os dados de identificação do mesmo. Isso é um grande avanço, não só para o sistema prisional, mas para toda a estrutura de segurança, que passará a trocar informações primordiais em menor tempo”.

Consej – O Conselho, sediado na Capital Federal, tem como prerrogativas, formular, definir e firmar posições em torno dos problemas fundamentais da área de justiça, cidadania, direitos humanos e administração penitenciária, fortalecendo dessa forma a participação dos Estados na definição das políticas penitenciária e criminal, e ainda, intensificar o intercâmbio de experiência e ações que facilitem a solução de problemas na área penitenciária, não descurando das diversidades regionais.

Outra premissa do Consej é congregar esforços, organizar meios e captar recursos para intensificar as ações de interesses comuns, colaborando com os Órgãos competentes para a apresentação de sugestões que proporcionem o aperfeiçoamento da gestão penitenciária e das políticas de cidadania e direitos humanos.