Fale Conosco

29 de janeiro de 2013

Encontro discute Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu



O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu foi tema de reunião na manhã desta terça-feira (29) na sede Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O projeto tem o objetivo de garantir água de qualidade para moradores de 147 cidades, sendo 102 paraibanas e 45 do Rio Grande do Norte.

O encontro teve início com a apresentação do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (Ana), Ney Maranhão, que detalhou as metas do Plano. “Precisamos de um diagnóstico minucioso que possibilite organizar a oferta e demanda de água com precisão. Este trabalho vai durar 15 meses e nos permitirá gerenciar de forma estratégica os recursos hídricos”, explicou.

O diretor presidente da Aesa, Moacir Rodrigues, lembrou que parte deste planejamento já vem sendo desenvolvido pela Agência Estadual através do Comitê da bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu. “Trabalhamos com um comitê interestadual, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), representantes da sociedade civil, usuários de água, Governo do Rio Grande do Norte, além da Ana. Este grupo delibera sobre os recursos hídricos de uma extensa área: são mais de 40 mil quilômetros quadrados e cerca de um milhão e quatrocentos mil habitantes nesta região. Muitos deles são pequenos agricultores enfrentem dificuldades a cada período de estiagem”, concluiu.

Amanhã diretores da Aesa, Ana e Sudema voltam a discutir o tema na Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. O encontro está programado para às 9h.