João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro discute melhorias nas unidades hospitalares da rede estadual

quinta-feira, 13 de agosto de 2015 - 10:33 - Fotos: 

Avaliar e discutir as alterações realizadas nos hospitais, buscando a melhoria no atendimento ao paciente. Esses foram os objetivos da reunião realizada, nessa quarta-feira (12), no auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gestores de unidades hospitalares estaduais e técnicos da Agevisa.

Estiveram presentes, a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, diretores do Hospital de Trauma de Campina Grande, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Pombal, Hospital de Itapororoca, Hospital de Queimadas, Hospital de Monteiro, Hospital de Patos, Hospital de Belém e Hospital de Mamanguape.

Durante toda a manhã, os gestores dos hospitais apresentaram as melhorias realizadas em suas unidades desde a visita e avaliação da Vigilância Sanitária, que aconteceu nos primeiros meses do ano. Os diretores das unidades hospitalares mostraram as mudanças solicitadas pela Agevisa e a realidade atual das unidades.

Para a diretora geral do Hospital Regional de Itabaiana, Gilvânia Alves, a reunião foi fundamental para o fortalecimento dos serviços de saúde. “Esse evento é muito importante para toda a Rede Estadual de Saúde, pois estamos todos aqui reunidos, tirando dúvidas, e fortalecendo o vínculo com a Agevisa, buscando assim que os serviços funcionem conforme a vigilância sanitária determina, prestando um serviço de qualidade, com as normas sanitárias vigentes regulamentadas”, disse.

Já a diretora geral do Hospital de Mamanguape, Isis Unfer, ressaltou a importância desse alinhamento para a atenção hospitalar. “É importante essa união entre a SES, Agevisa e hospitais estaduais, pois através da atenção hospitalar a gente vê a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Se não estivéssemos tão alinhados, não teríamos evoluído tanto. Creio que essas reuniões, rodas de conversa, são extremamente importantes para a assistência ao paciente”, destacou Isis.

A secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, lembrou da importância da Agevisa para garantir a saúde da população da Paraíba. “A assistência precisa sempre dialogar com a Vigilância, pois a gente não consegue garantir qualidade dos serviços prestados se a Vigilância em Saúde não estiver fortalecida como um todo”, disse. A secretária executiva de Saúde do Estado disse ainda que é preciso que as diretrizes técnicas e recomendações da Vigilância Sanitária sejam realmente cumpridas por parte dos gestores e equipe técnica. “Nesse processo, a Agevisa tem um papel fundamental, não só fiscalizando, mas acima de tudo orientando para que o papel de cada serviço seja cumprido, diminuindo assim o risco para o usuário”, disse Maura Sobreira.

Glaciane Mendes, diretora geral da Agevisa, disse que a reunião representa um marco histórico para a saúde do estado. “Esse momento que estamos realizando hoje representa um avanço para a saúde da Paraíba, buscando que as pendências, as adequações e recomendações da Vigilância Sanitária sejam realizadas. O Governo da Paraíba vem melhorando todo o atendimento hospitalar, buscando oferecer atendimento de qualidade para a população”, ressaltou.

Especializações – Na ocasião, a secretária executiva de Saúde da Paraíba anunciou uma parceria do Governo do Estado com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de três especializações: Especialização em Segurança do Paciente (40 vagas), Especialização em Vigilância Sanitária, (40 vagas) e Especialização em Vigilância em Saúde (20 vagas).

As especializações serão realizadas em João Pessoa, no mês de novembro. “Estamos, com isso, buscando que nossa equipe de profissionais tenha essa leitura ampliada, para que a gente possa, na prática, melhorar a assistência ao nosso usuário”, concluiu Maura Sobreira.