Fale Conosco

2 de maio de 2012

Encontro discute inserção de deficientes no mercado de trabalho



Um encontro promovido pela Fundação Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência (Funad) reuniu representantes da Delegacia Regional do Trabalho,  Senai, entidades de pessoas com deficiência e profissionais de recursos humanos de várias empresas de Campina Grande. O evento discutiu a Lei 8.213/91, que estabelece que empresas com mais de cem funcionários contratem portadores de deficiência.

Na ocasião, eles reclamaram que, além de descumprirem as cotas, algumas empresas não são adaptadas, o que dificulta o acesso ao trabalho. A Funad se colocou à disposição para capacitação e treinamento das pessoas com deficiência e acompanhamento jurídico no caso de descumprimento da Lei. A Fundação ainda está realizando um curso para agente administrativo que visa atender a demanda do mercado.

O Senai de Campina Grande também se dispôs a oferecer cursos e facilitar o encaminhamento dos trabalhadores. Já o Ministério Público do Trabalho e a Delegacia Regional do Trabalho abordaram a necessidade de atuação junto às empresas, não apenas de forma punitiva, mas principalmente educativa, onde os representantes do setor de recursos humanos devem trabalhar a inserção de forma efetiva.