Fale Conosco

25 de fevereiro de 2013

Encontro discute implantação de Centrais de Interpretação de Libras



A Presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão, viaja, nesta terça-feira (26), para Brasília e deve trazer boas notícias para pessoas com deficiência auditiva. Ela participa de uma reunião com representantes da  Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência para implantação das Centrais de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Estarão presentes, secretários Estaduais e gestores responsáveis pela condução da política para Pessoas com Deficiência em seus Estados. O encontro vai acontecer na sede da Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da república.

De acordo com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da  da Pessoa com Deficiência, em 2013, serão implantadas 37 Centrais de Interpretação das Libras em todo o país. Os locais vão disponibilizar atendimento especializado  para pessoas com deficiência auditiva. Os objetivos da iniciativa são garantir  serviços de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de tradução e interpretação e facilitar o acesso aos setores públicos e informações, além de ampliar a comunicação entre ouvintes e pessoas surdas.

Segundo Simone Jordão, o Governo da Paraíba vai disponibilizar toda ajuda necessária para que as Centrais sejam implantadas e possam atender aos paraibanos com deficiência auditiva. “Isso vai facilitar muito a vida dessas pessoas, não apenas de forma virtual, mas principalmente, de modo presencial, garantindo atendimento de excelência e acessibilidade a todos os serviços públicos”, avaliou a gestora.